Novo Porto Seco

quinta, 26 de maio de 2022

MULTILOG INICIA OBRAS DO NOVO PORTE SECO DE DIONÍSIO CERQUEIRA

Multilog venceu a licitação para privatização da Aduana e a nova estrutura permitirá mais agilidade e aumento significativo no fluxo de cargas, instalação de novas empresas e geração de empregos e renda

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin – Fotos: obras (Luiz Carlos Gnoatto) / visita do prefeito, vice-prefeita e vereadores (Gil Valduga / Ascom prefeitura de Dionísio Cerqueira)

 

As obras de construção do novo Porto Seco e estrutura aduaneira de Dionísio Cerqueira iniciaram e seguem a todo o vapor.

A previsão é que a nova estrutura seja inaugurada dentro do prazo de um ano.

Na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, o prefeito cerqueirense, Thyago Gnoatto, a vice-prefeita, Bianca Maran Bertamoni, juntamente com os vereadores, Joelso de Lima, Valdecir Schmeier, Valentim Borges e Claudiomiro Pavan, estiveram no local do empreendimento e acompanharam o andamento das obras.

O prefeito Thyago Gnoatto destacou que o novo Porto Seco será um marco para o desenvolvimento da trifronteira e região.

“Embora seja um empreendimento privado, a administração municipal, juntamente com entidades locais, a sociedade civil organizada e a Receita Federal, tiveram papel fundamental nessa grande e significativa conquista”, citou.

Thyago destacou ainda a importante participação no processo do governador de Santa Catariuna, Carlos Moisés, do secretário de estado da Fazenda, Paulo Eli, e do deputado estadual Mauro de Nadal, a partir do instante em que a Assembleia Legislativa aprovou, e o governador sancionou, a Lei que condiciona a concessão de benefícios fiscais às importações terrestres do Mercosul à entrada da mercadoria por Aduana situada em território catarinense.

A Aduana de Dionísio Cerqueira é a única no estado que liga santa Catarina ao Mercosul.  

“A nossa vocação local é o comércio exterior, de modo que a implantação do novo Porto Seco será um divisor de águas na história da trifronteira e da região, pois a partir dele, muitos outros investimentos ocorrerão aqui”, enfatizou o prefeito Thyago Gnoatto.

 

UMA NOVA REALIDADE PARA A REGIÃO

Aguardada pelo poder público, empresários de todos os setores e entidades da trifronteira, entre elas a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, que desempenhou importante papel nessa conquista, a concessão do Porto Seco de Dionísio Cerqueira é vista como o início de um novo tempo para a economia na trifronteira e região.

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a importância do momento para o desenvolvimento regional.

“O novo Porto Seco e estrutura aduaneira representam um salto de desenvolvimento para a economia da trifronteira e região. É um grande anseio da comunidade trifronteiriça, que agora está se tornando realidade”, afirmou.

Raquel ressaltou que o comércio exterior, a Aduana, ao longo dos anos têm sido a “indústria sem chaminés”, mola propulsora da economia da trifronteira, e que agora, com o novo Porto Seco e estrutura aduaneira, ganharão um grande impulso de crescimento no movimento de importação e exportação pela trifronteira, fator decisivo para o crescimento e fortalecimento da economia da região.

“A Ascoagrin, enquanto entidade representativa da classe empresarial, se sente gratificada e feliz em participar ativamente desse momento, dessa grande conquista para a trifrionteira e região.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Galeria de Fotos