Organização
sábado, 13 de agosto de 2016
MULHERES EM CARGO DE LIDERANÇA GERAM MAIS LUCRO ÀS EMPRESAS
Ter mulheres em cargos de liderança gera mais lucro às empresas, e quem afirma isso é a recente pesquisa do Peterson Institute for International Economics
É fato: ter mulheres em cargos de liderança gera mais lucro às empresas, e quem afirma isso é a recente pesquisa do Peterson Institute for International Economics, um instituto voltado ao estudo de políticas econômicas internacionais, que ouviu mais de 22 mil empresas, em 91 países.
No mesmo estudo, é curioso notar que as empresas que aumentaram a presença feminina, em até 30% nos cargos da alta gestão, tiveram, em média, 15% de crescimento em sua rentabilidade.
Mais curiosa ainda é a constatação de que as companhias de países que tinham maior número de meninas com altas notas em matemática eram mais propensas a ter mulheres nos cargos de gestão.
A nova realidade das empresas exige a revisão do modelo tradicional de trabalho, adotando novas tecnologias para ser cada vez mais produtivo e assim, competir em um mercado global e atender clientes exigentes e conectados. Se gerenciar uma empresa em “águas calmas” já não é tarefa simples, fazer isso com o “mar revolto” é ainda mais desafiador.
E esse é o momento atual, no qual o perfil de gestão feminina tem impacto direto em aspectos como:
ALTO DESEMPENHO DOS COLABORADORES
“A reunião de pessoas inteligentes não necessariamente forma uma equipe inteligente”, é o que afirma o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology - MIT, Sloan Thomas Malone.
Então, apenas contratar “mentes brilhantes” não significa que seu time será o melhor e mais competitivo do mercado.
Em estudo sobre inteligência coletiva ficou provado que a inteligência individual é importante, mas ganha real valor quando associada a mais três fatores: maior número de pessoas participando das conversas (evitando discussões dominadas por poucos); a pessoas com maior percepção social e à presença de mulheres o grupo.
Isso porque, a mulher, no mercado de trabalho, tem a capacidade de identificar as emoções das outras pessoas de maneira correta e usar essa informação a favor do time, extraindo melhor desempenho da equipe como um todo.
GESTÃO DAS ATIVIDADES
Indissociável da gestão das pessoas está a gestão das atividades que elas têm para realizar.
A gestão feminina tem especial capacidade para coordenar esforços e organizar as demandas, bem como reduzir os riscos por sua capacidade de observar o todo e as pessoas envolvidas em cada demanda.
Ainda de acordo com o estudo do MIT, “o modo de reunir pessoas em torno de tarefas e as técnicas de motivação usadas, também afetam a inteligência da empresa. Formas não hierárquicas, mais colaborativas, têm maior potencial”, e é justamente o que as mulheres fazem de melhor.
ADIÇÃO DE VALOR AO TRABALHO
Ampliar a percepção de valor que os clientes têm sobre o trabalho ou o produto da empresa é um desafio constante.
Diz o ditado que “quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica” e é aqui que a mulher oferece imensa contribuição.
As ações demandam preparação prévia e de longo prazo. De acordo com J.Augusto Wanderley, autor e palestrante especializado em negociação, as mulheres levam vantagem na execução de tarefas detalhadas e pré-planejadas.
Além disso, a mulher trabalha melhor com a empatia, incentiva o outro a expor seus argumentos e ouve atentamente, inclusive analisando o tom de voz e a postura corporal. Esse conjunto de competências viabiliza melhor negociação e resultados positivos.
A mulher também demonstra uma melhor aceitação das tecnologias que fazem seu tempo render. Afinal, suas atividades são múltiplas e não acabam quando ela sai da empresa.
Esse “problema” beneficia a todos que podem contar com uma rotina mais eficiente e assertiva.
Por todos esses motivos, a evolução da gestão feminina no mercado é um caminho sem volta, que trará vantagens para empresas e clientes, em termos de rentabilidade e competitividade da operação.
Fonte: Conta Azul Blog
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