Planejamento
sexta, 22 de abril de 2022
ASCOAGRIN REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA O BIÊNIO 2022/2023
Confira, no final da matéria, os itens do planejamento. O planejamento foi iniciado, mas precisa ainda ter um molde especial, que será trabalhado nos próximos dias
Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
Na tarde de quarta-feira, 20 de abril, a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou a primeira reunião de planejamento para o biênio 2022/2023.
Participaram do evento, a presidente, Raquel Schwab, a vice-presidente, Talita Casagrande, diretores e funcionários da Ascoagrin.
As atividades foram coordenadas pelo consultor credenciado do Sebrae/PR, Marcelo Dalle Teze.
Foram cerca de quatro horas de debates sobre todas as questões propostas.
Raquel Schwab ressaltou que o consultor Marcelo, com muito profissionalismo, conduziu, de forma primorosa, as questões do planejamento propostas.
“Abordamos todos os assuntos pertinentes o bom andamento da Ascoagrin para os próximos dois anos, como a criação de eventos e a condução da entidade”, explicou Raquel.
A presidente ressaltou que também foram debatidas, reformuladas e repaginadas a missão, visão e valores da Ascoagrin.
“Temos muitas coisas importantes a serem tratadas ainda. O planejamento foi iniciado, mas precisa ainda ter um molde especial, que será trabalhado nos próximos dias”.
Raquel enfatizou que tem muito trabalho a ser realizado ao longo deste ano e do próximo ano.
“Muitas coisas boas estão vindo para a fronteira, e também para a classe empresarial, e a Ascoagrin estará sempre presente, fomentando o comércio local, trazendo muita capacitação para nossos empresários. Esse é o nosso foco. A nossa ‘menina dos olhos’ sempre foi o empresário da trifronteira e tudo o que planejamos e pensamos é com o foco em nosso empresário e nosso associado, e no desenvolvimento sustentável da fronteira”, concluiu Raquel Schwab.
PLANEJAMENTO
HORIZONTE ESTRATÉGICO:
Juntos, podemos transformar o futuro
ANÁLISE AMBIENTAL
FORÇAS: Representatividade, Credibilidade, Membros da Entidade, Serviços oferecidos, Influência/Respaldo, Infraestrutura, Parcerias com as federações (PACIAP e FIESC), Localização Integrativa PR,SC e AR, Resolutiva e articuladora, Comprometida, Mobilizadora, Inspiradora.
O QUE MAIS NOS PREOCUPA QUANTO A ENTIDADE?
O atendimento das demandas do Associado, A visibilidade da Entidade, A visão distorcida da sociedade e do associado sobre o papel da Entidade, A falta de percepção de “ganho” em ser associado, Cultura de baixa valorização do associativismo, Tendência de evolução do “individualismo”, Dificuldade em fazer com que as pessoas sintam o “pertencimento”, Falta da cultura associativista, Aumentar a adesão do meio empresarial, A disseminação limitada sobre a Entidade.
O QUE NOS PREOCUPA COMO EMPRESÁRIOS
“Apagão” de mão de obra qualificada, Tecnologias entrantes, Baixa qualificação dos gestores, Mobilizar funcionários a realizarem cursos, Criar cultura de comprometimento interna dos colaboradores na empresa, Estimular a sucessão familiar, Viabilização dos negócios. Concorrência desleal, A realidade cultural da nova geração, de baixo comprometimento, Entrada de capital externo, O celular na vida do trabalhador, Avanços na segurança.
O QUE PODE TORNAR A ASCOAGRIN MAIS SEDUTORA
Vídeos institucionais, Encontros de interação com potenciais associados, Café da manhã com empresários, Empresário Destaque, Interação empresários x associados, Eventos sociais, Ser irradiadora de conhecimentos, Valorização de bons contribuintes tributários por segmento, Viabilizar a participação de Barracão e Dionísio em feiras em outras cidades, Ter Feira no território.
ANÁLISE AMBIENTAL
FRAQUEZAS: A forma de sensibilizar o empresário a buscar a Entidade, Nosso marketing, A presença da Entidade nas escolas, A difusão do associativismo, Qualidade de consultorias e serviços “empurrados”, Dificuldade em renovar diretoria, Não busca oportunidades relacionadas aos dois estados.
AMEAÇAS: Cultura individualista, Crise econômica, Cenário político municipal, Comércio informal, Tecnologias entrantes.
OPORTUNIDADES: Ter localização privilegiada – três municípios, dois países, dois estados, Privatização da aduana, Cenário econômico – perspectivas, Turismo de fronteira em desenvolvimento, Peculiaridades da região fronteiriça, Aumento da oferta de cursos de qualificação, Integração com Argentina, Fluxo de turistas para Argentina e Free Shop, Turismo de negócios – comércio exterior.
COMO QUEREMOS ESTAR EM 2 ANOS
Objetivos: Maior volume de associados, Maior representatividade, Diversificação diretiva, Ofertar novos serviços, Ser referência para uso de espaço para eventos empresariais, Realizar eventos sociais, Potencializar o marketing, Melhorar a infraestrutura, Ter uma incubadora tecnológica, Entidade adequada a LGPD, Ampliar volume de convênios.
NOSSAS CONCEITUAÇÕES
MISSÃO: Fomentar a livre iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da Trifronteira.
VISÃO: Ser referência em representatividade e apoio ao empreendedorismo, na defesa do desenvolvimento territorial.
VALORES: Respeito ao passado (Valorização de quem ajudou a construir)
Integradora (Une atores para propósitos maiores)
Articuladora (Identifica oportunidades e busca transformações)
Gregária (Prioriza interesses coletivos)
Íntegra (Com o poder de mobilizar e transformar
DESDOBRAMENTOS
Potencialização do conhecimento (Cursos, palestras, consultorias)
Potencialização do relacionamento (Feiras, eventos, visitas)
Potencialização articuladora (Defesa de interesses maiores para o território)
Potencialização da cultura associativista (Formação de cultura integradora na comunidade)
Potencialização estrutural (Veículos, bens duráveis e infraestrutura)
Potencialização do Marketing (Plano de Marketing, comunicação e atratividade comercial)
Minimização de potenciais passivos (LGPD, estatuto e relacionamentos).
Galeria de Fotos