Planejamento

quinta, 02 de junho de 2022

COMITÊ LA FRONTERA REALIZA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2023-2025

Primeiro workshop buscou definir principais estratégias e objetivos para os próximos três anos

Fonte e foto: Marcio Bona – Ascom La Frontera

 

DESENVOLVIMENTO

O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera está realizando o Planejamento Estratégico 2023-2025 da organização, que iniciou na semana passada.

O objetivo é alinhar as expectativas dos participantes, bem como as prioridades de trabalho para os próximos três anos.

Na sexta-feira e sábado, 27 e 28 de maio, os integrantes do Comitê, vindos de 12 municípios da região de fronteira, se reuniram na sede da Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, em Dionísio Cerqueira/SC.

Os trabalhos foram mediados pelo consultor da Metodologia Haze Shif, Júnior Chapim, e pela assessora, também da Metodologia Haze Shift, Celly Watanabe, com base no método Hoshin Kanri, mesma estratégia de gestão popularizada pela Toyota.

"Foram encontros muito intensos, focando nas coisas que realmente importam, um planejamento focado no horizonte, onde nós queremos chegar daqui a três anos”, disse Chapim.

Segundo ele, no primeiro momento foi realizada a reflexão sobre as principais preocupações do grupo, seguido de avaliação da situação atual, para fomentar o sentimento de grupo.

Também foi trabalhada a visão estratégica, a definição de pilares, para determinar o direcionamento, sempre utilizando dinâmicas de afinidades.

Ao final, o trabalho, foi resumido aos dois principais fundamentos apontados pelos participantes.

“O primeiro fundamento visa fortalecer a governança binacional, um trabalho de interação, de grupo, no qual as equipes puderam definir quais eram as principais estratégias para se atingir esse resultado. Dessa forma, a gente avaliou o que é prioridade nas nossas ações. Os workshops serviram para definir essa visão estratégica e, a partir dela, quais objetivos e métodos necessários a governança para suportar esse crescimento do programa La Fronteira para os próximos anos”, detalhou.

Conforme o consultor, o trabalho foi gratificante.

“É um grupo unido, engajado, com vontade de fazer, ainda mais por ser voluntário. Pude perceber que eles têm vontade de promover o crescimento desses 12 municípios que representam o território do La Frontera. Foi muito gratificante trabalhar com eles epoder ver o brilho nos olhos dos participantes, que querem melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade. Eu tenho certeza que, com isso, eles têm muita capacidade para revolucionar e superar as expectativas e objetivos para os próximos anos”, concluiu Júnior Chapim.

 

PRÓXIMO WORKSHOPS

O Comitê La Frontera realizará outros workshops para concluir o planejamento.

O próximo está previsto para julho, no município de Pranchita/PR.

Fonte: Márcio Bona / Ascom La Frontera

Galeria de Fotos