Presença Regional
quarta, 12 de junho de 2019
ASCOAGRIN FOI PARCEIRA NA REALIZAÇÃO DO SHOW DO MEI EM BARRACÃO
Cerca de 300 microempreendedores do Terrítório Fronteira do Sebrae participaram do Show do MEI
A Lei Complementar 128, que criou a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), completou 10 anos de existência.
Para comemorar a data o Sebrae/PR definiu uma cidade, de cada território do estado, para centralizar as comemorações.
Do Território da Fronteira, que abrange os municípios de Capanema (PR) e Andresito (AR), Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (AR), a cidade de Barracão foi a escolhida pelo Sebrae para sediar a atividade.
O evento, o Show do MEI, aconteceu em Barracão, na noite desta terça-feira, 11 de junho, e foi organizado pelo Escritório Sebrae da Fronteira, que fica em Barracão, com apoio Sala do Empreendedor de Barracão, da Ascoagrin, do Fronteiras Cooperativas, e da prefeitura de barraconense.
Mais de 300 MEIs, dos os municípios do Território da Fronteira participaram do evento, que teve por tema, “Inspire-se e Empreenda”.
Para a abertura das atividades, foi composta uma mesa de honra, com a presença do prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, e primeira dama, Adriane Santini Zandoná; o coordenador do Escritório Fronteira do Sebrae, Diogo Kalinke; o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; a presidente do Fronteiras Cooperativas, Talita Casagrande; o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Zelírio Peron Ferrari, e primeira dama, Mari Vargas; e o coordenador da Sala do Empreendedor de Barracão, Itamar Carminatti.
O prefeito, Marco Aurélio, falou em nome de todos, deu as boas vindas e destacou a importância a presença e atuação dos MEIS.
Ele citou que, somente em Barracão, são 614 MEIS registrados, que movimentaram, apenas em 2018, na economia local, mais de R$ 10 milhões.
Show do MEI
O Show do MEI foi conduzido pelo professor do campus de Capanema do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Kellermann Godarth, que simulou um Programa do Jô.
Ele entrevistou dois MEIs, que contaram sua trajetória, sua decisão em tornar-se MEI, sua atuação, perspectivas, mudanças e desafios com a saída do trabalho formal e criação do próprio negócio, entre outros aspectos.
Os MEIS entrevistados foram a designer e proprietária da MP Comunicação e Design, Monique Puttkamer, que também é acadêmica de Administração da Unetri Faculdades, de Barracão, e o empresário Leonardo Volkweis, da Germann Instrumentos musicais, que atua também no ramo de distribuição de licores, cervejas e chopp artesanal e produção de cerveja e chopp artesanal.
O terceiro MEI entrevistado pelo “Jô” foi o palestrante de renome internacional, João Carlos de Oliveira, conhecido como “Pretinho Básico”, de Curitiba/PT.
Ele contagiou os presentes com muito entusiasmo, descontração e criatividade, e destacou que buscar o êxito, acreditar em si, são fatores preponderantes e decisivos para o sucesso de cada um.
“A palavra chave é acreditar. Quando você acredita em você mesmo, quando você compra sua própria ideia, o mundo vai abrir as portas para você. Nós somos poderosos, desde que a gente respeite o poder do outro. Se você tem uma ideia, acredite nela, acredite em você, compre a sua própria ideia e leve ela para o mundo”, resumiu o palestrante.
A coordenação do Show do MEI, integrantes do Fronteiras Cooperativas e vários MEIs que se manifestaram, avaliaram o evento como o mais positivo possível, destacando sua importância e envolvimento, é o ótimo aprendizado com as experiências apresentadas e a palestra proferida.
Galeria de Fotos