Prevenção

sexta, 04 de julho de 2014

UTFPR INSTALA PLACA DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO NA ASCOAGRIN

Representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), dos campi de Londrina e de Francisco Beltrão, e acadêmicos de Engenharia Ambiental da instituição estiveram em Barracão no dia 1° de julho, para o lançamento do projeto que prevê a instalação da rede detectora de granizo no Sudoeste do Paraná e Extremo Oeste de Santa Catarina, com apoio das administrações de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, através do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), e dos moradores.
O evento foi marcado pela entrega da declaração de apoio do CIF para o desenvolvimento do projeto promovido pela UTFPR, e marca a parceria entre os municípios integrantes do CIF com a Universidade, para o desenvolvimento de pesquisa e implantação de sistemas de detecção, monitoramento e análise do desenvolvimento de tempestades severas associadas à ocorrência de granizo no Sul do Brasil.
Na reunião o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira e secretário executivo do CIF, Flávio Berté, fez uma breve apresentação do Consórcio para os estudantes da UTFPR, explicando como o Consórcio funciona e quais os benefícios obtidos pelos municípios após o CIF.
Inicialmente, serão instalados 300 detectores nos municípios do CIF, e a meta, para os próximos três anos, é instalar mil unidades, incluindo Bernardo de Irigoyen, se possível, conforme explicou o coordenador do projeto, professor e pesquisador da UTFPR e USP, Jorge Alberto Martins.
Na prática, a rede fará um mapeamento das áreas mais afetadas pela queda de granizo. As “pedras” serão coletadas e analisadas para precisar informações mais precisas, como o tamanho das “pedras”, que tipo de bactérias elas contém, tipos de formação de nuvens, onde se originam, entre outros fatores de impacto.
Esse sistema é de baixo custo e é popular na Europa e EUA. O Instituto Meteorológico Simepar já tem um radar, instalado em Cascavel, monitorando essas informações, que serão também monitoradas e analisadas pela NASA.
Participaram da reunião, o secretário executivo do CIF e vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi, coordenador do projeto e professor da UTFPR Jorge Alberto Martins, presidente da Câmara de Vereadores de Barracão, Arnoldo Lima dos Santos, de Bom Jesus do Sul, representando, Sérgio Bassanesi, de Dionísio Cerqueira, Gilberto Selzler, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, comandante Deiber Haefliger, comandante Rafaelli da Polícia Militar do Paraná, além de lideranças representantes das Secretarias de Agricultura dos três municípios e acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos