Prevenção e Cuidados

sexta, 21 de janeiro de 2022

ASCOAGRIN E ENTIDADES REALIZAM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO COMÉRCIO DA TRIFRONTEIRA, SOBRE O AUMENTO DE CASOS DE COVID-19

Ações de conscientização e orientação foram realizadas pelas Polícias Militares, em conjunto com a Ascoagrin, secretarias de Saúde, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros

Fonte: Jornal da Fronteira – Fotos: Divulgação

 

Com a finalidade de reforçar as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, e considerando o surgimento da variante Ômicron, bem como o aumento de casos na trifronteira, aconteceu uma ação de conscientização e orientação no comércio das cidades gêmeas.

A ação foi realizada pelas equipes da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira e Barracão, em parceria com a Ascoagrin, com as administrações municipais, através das secretarias de Saúde e agentes da Vigilância Sanitária, e com o Corpo de Bombeiros.

Durante as atividades, as equipes visitaram o comércio local, reforçando a necessidade de uso de máscaras e de álcool gel, além do distanciamento social.

Conforme o comandante da 2ª Cia PM de Dionísio Cerqueira, Tenente Onofre, o principal objetivo da ação foi reforçar a necessidade dos cuidados e atenção às medidas de enfrentamento à Covid-19, bem como a sua nova variante que vem ocasionando um aumento considerável nos casos na região da trifronteira.

Ainda de acordo com o comandante, a campanha, idealizada pela PMSC, seria realizada apenas em Dionísio Cerqueira.

“Porém, levando em consideração a peculiaridade de nossa região, entramos em contato com a Ascoagrin, bem como com as demais entidades, que prontamente aceitaram realizar a ação em com junto, e também em Barracão”.

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a importância e a necessidade da campanha, diante do momento vivido.

“Nós temos aqui dois municípios, que são separados apenas por ruas, com muitas pessoas que moram em Barracão e que trabalham em Dionísio Cerqueira, e vice-versa. Então, precisamos trabalhar em conjunto, e foi o que fizemos”, salientou Raquel.

A presidente destacou que a campanha aconteceu primeiro em Dionísio Cerqueira, através da ação da PMSC, e após a apresentação do projeto às autoridades competentes, a campanha aconteceu também em Barracão.

“Realizamos a visitação de conscientização e orientação no comércio local, pois entendemos que a nova variante é altamente transmissível e nós precisamos fazer a nossa parte. Não pretendemos resolver o problema, mas propomos um trabalho, entre todos, para tentar frear a transmissão e conseguir, dessa forma, a diminuição no número de contágios”, enfatizou Raquel.

O secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira, Deniz da Rocha, afirmou que essa foi uma ação muito positiva, e os frutos já começam a ser colhidos.

“Já é possível perceber que as pessoas estão mais conscientes. Além disso, empresários nos procuraram para melhores esclarecimentos a respeito de como deverão proceder”.

Outro ponto destacado pelo secretário, é que muito embora não haja um novo decreto em nível de estado, antes mesmo que ele eventualmente possa sair, as entidades envolvidas tiveram esse entendimento e diálogo cordial com os comerciantes e os cidadãos.

“Trabalhamos de maneira preventiva, justamente para evitar que tenhamos que ter maiores restrições ou até multas, como já aconteceu no passado. Esse é o momento de promover a conscientização e a orientação, para evitarmos danos maiores”, enfatizou Deniz.

Ainda de acordo com as entidades, novas ações serão realizadas na região, sempre que forem oportunas e necessárias, para a preservação da ordem pública, com vistas a segurança de toda a sociedade.

Fonte: Jornal da Fronteira

Galeria de Fotos