Referência
segunda, 04 de setembro de 2017
PRESIDENTE DA OAB-PR E EX-COORDENADOR DO SISTEMA POSITIVO VISITAM ASCOAGRIN E UNETRI
Visita tratou sobre a implantação de subseção conjunta da OAB-PR e OAB-PR, que seria a primeira subseção, conjunta do Brasil. Os advogados também teceram amplos elogios à UNETRI
Na sexta-feira passada, 1º de setembro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná – OAB-PR, Dr. José Augusto de Noronha, esteve na tri fronteira, e participou de uma reunião, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin.
Ele veio acompanhado pelo advogado Dr. Alexandre Quadros, secretário geral adjunto da OAB-PR, que foi coordenador do Sistema de Ensino Positivo por 13 anos e é atual professor; pelo presidente da subseção da OAB de Francisco Beltrão, Dr. Marcelo Miró; e pelo advogado Dr. Dilamar Santin, também de Francisco Beltrão.
Na Ascoagrin, a comitiva foi recebida pelo presidente da Associação, Marcos Voltolini; e pelo coordenador do Núcleo Jurídico da Fronteira – NJF (vinculado à Ascoagrin), advogado Paulo César Gnoatto.
A reunião teve também a presença do prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná; dos advogados da tri fronteira, Marcos Weiss, Orácio Barbosa, Rui Mandelli Júnior, Ana Paula Tecchio Gonçalves e Orcino Velozo.
SUBSEÇÃO COMPARTILHADA
No encontro, foi discutido o projeto de implantação, em Barracão e Dionísio Cerqueira, de uma subseção compartilhada da OAB Paraná e OAB Santa Catarina, que seria a primeira subseção compartilhada da OAB no Brasil, servindo de projeto piloto para outras subseções compartilhadas.
O prefeito Marco Aurélio Zandoná sinalizou com a cessão de um terreno para a instalação da subseção compartilhada, mediante projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores para votação.
Zandoná também descreveu os vários projetos conjuntos, desenvolvidos na tri fronteira, através do Consórcio intermunicipal da Fronteira – CIF.
O presidente da OAB-PR, José Augusto Noronha, dispôs sobre a vontade e esforço para consolidação do projeto, juntamente com o presidente da OAB de Santa Catarina, Dr. Paulo Marcondes Brincas, e que os trâmites e discussões sobre o hodierno e inédito projeto estão adiantados.
Ele agradeceu pela iniciativa da administração em ceder o terreno, o que é fundamental para a concretização da iniciativa.
Após a reunião, a comitiva conheceu o "marco das 8 Divisas", ao lado da Ascoagrin, locam onde se fundem três municípios, Barracão/PR, Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR; três estados, Paraná, Santa Catarina e Misiones; e dois países, Brasil e Argentina.
UNETRI
A comitiva também visitou a sede da UNETRI, em Barracão.
Todo o processo de instalação da Instituição, obras físicas, as vistorias do MEC, que aprovaram a UNETRI com nota 4, em uma escala de 0 a 5, bem como a autorização de funcionamento, assinada pelo Ministro da Educação, foram explanadas pela professora Elisandra Pagno.
Dr. Maurício, que foi coordenador, por 13 anos, do Sistema Positivo, e é atual professor, bem como o presidente da OAB-PR, Dr. Noronha, parabenizaram os empresários que concretizaram o empreendimento, pela visão de futuro e compromisso com a tri fronteira e região.
Eles teceram fartos e grandes elogios à UNETRI, tanto sobre a qualidade de sua estrutura física, quando sua estrutura administrativa, pedagógica e de suporte ao aluno.
“Um empreendimento dessa magnitude, além de promover a disseminação do conhecimento e da formação, mudam e transformam uma região”, afirmaram.
FÓRUM
As lideranças advocatícias do Paraná também visitaram o Fórum da Comarca de Barracão e conheceram os vários projetos sociais e comunitários desenvolvidos pelo judiciário barraconense.
NJF
O Núcleo Jurídico da Fronteira e a OAB de Barracão agradecem aos ilustres representantes da classe dos advogados, pela visita e pelo empenho para a implantação da primeira subseção compartilhada do Brasil.
Também agradeceram pela presença do presidente da Ascoagrin, Marcos Voltoline, dos advogados da tri fronteira, do prefeito, Marco Aurélio, e da imprensa local, Jornal da Fronteira e Portal Tri, pela atenção e importância dadas aos eventos que buscam o desenvolvimento das instituições da tri-fronteira, trazendo desenvolvimento econômico e social, para o bem estar da população trifronteiriça e das gerações vindouras.
Galeria de Fotos