Referência
quinta, 24 de agosto de 2023
ASCOAGRIN RECEBE SEGUNDA COMITIVA DA FEDERACRE EM MISSÃO TÉCNICA NA TRIFRONTEIRA
Empresários, políticos e lideranças acreanas conheceram a Ascoagrin, atuação, parcerias e projetos, além de pontos turísticos da trifronteira
Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
Uma segunda comitiva da Federação das Associações Empresariais do Acre – Federacre, visitou a trifronteira nesta quarta-feira, 23 de agosto, composta pelo prefeito do município de Mâncio Lima, por consultor do Sebrae-AC, vereadores, servidores públicos e empresários.
Em 25 de maio passado, a Ascoagrin já havia recebido uma missão técnica do Acre, composta por consultores do Sebrae-AC, deputados, prefeitos, vereadores, empresários, técnicos de prefeituras e do governo do estado, professores e diretores de Associações Empresariais e da Federacre.
ATIVIDDES
Esta segunda comitiva, após conhecer o Marco das 8 Fronteiras, foi recebida, na sede da Ascoagrin, pela presidente da Associação, Raquel Schwab, diretores e funcionários; pela vice-presidente do Comitê Territorial La Frontera, Mônica Franchini; pela diretora executiva do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Karina Rodrigues Zanoni; e pelo diretor do Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, e diretor Ascoagrin, Allan Edgard Kreutz.
Em seguida, a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, explanou sobre o Consórcio, os motivos que levaram à sua criação e os projetos, obras e ações realizados através do CIF.
Na sequência a vice-presidente do La Frontera, Mônica Franchini, apresentou o Comitê Territorial, sua história, seus eixos de atuação e todas as ações e projetos que envolvem 18 municípios brasileiros e argentinos desta região de fronteira.
O diretor da FACISC para o Programa Empreender, Allan Kreutz, apresentou a Federação, o Programa Empreender e o Programa de Aceleração de Núcleos – PAN, explanando os números, valores, empresas e pessoas envolvidas pelas atividades no estado.
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, falou sobre a trajetória da Associação, missão, visão e ações, convênios, serviços e soluções que disponibiliza aos associados, além da presença efetiva em todas as questões que promovem o crescimento e fortalecimento do setor empresarial e o desenvolvimento da trifronteira e região.
Após as atividades na Ascoagrin, a comitiva conheceu o Parque Turístico e Ambiental de Integração, o Lago Internacional da Trifronteira, e os atrativos de Bernardo de Irigoyen.
OPINIÕES
O consultor do Sebrae-AC, Clóvis Consoli, destacou a importância da missão técnica para os acreanos, que voltam motivados a colocarem em pratica estas questões todas que conheceram e testemunharam.
“Aprendizado foi o que nos trouxe. Viemos aprender o que é muito bem feito na trifronteira, pois eu conheço bem como é a fronteira aqui, e sei bem como são as fronteiras lá no Acre, com o Peru e a Bolívia”
Ele destacou que desta vez o Sebrae trouxe uma comitiva do município de Mâncio Lima, que fica no Extremo Oeste do Acre, na divisa com o Peru.
“É importante vermos quais são as parcerias que estão dando certo, envolvendo a iniciativa pública, privada e terceiro setor, ver também quais são as soluções empresariais que a Ascoagrin oferece para os seus associados e, principalmente, podermos compartilhar as boas ideias com as lideranças locais acreanas. Nós tivemos essa tarde aqui, uma aula com todos que compartilharam conosco seus conhecimentos”, afirmou Clóvis.
O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, destacou a importância de ver o que está acontecendo na trifronteira e o que pode ser levado para o Acre.
“Nosso objetivo foi conhecer esta região do Sul do nosso País. Ficamos muito felizes em ver o que acontece aqui, o desenvolvimento da região e o dinamismo das pessoas. Tivemos uma recepção excepcional e ganhamos muito com esta missão técnica”.
O prefeito ressaltou que tudo o que foi visto, o conhecimento adquirido, será levado para sua região no Acre.
“Vamos implementar muitos projetos que foram aqui na Ascoagrin por nós conhecidos. Somos gratos pelo conhecimento, pelo tempo que dedicaram a nós, e como nos mostraram o crescimento dessa região através do associativismo, do cooperativismo e da união de forças. Isso é muito importante para nós. Obrigado, gente”, enfatizou o prefeito Isaac Lima.
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, afirmou que mais esta visita técnica dos acreanos foi de muita satisfação, produtiva e gratificante.
“Tivemos um network muito produtivo, com muita troca de experiências, ouvindo os relatos das dificuldades e das oportunidades que existem no Acre e passando aos visitantes as nossas experiências e ações da Ascoagrin; a importância para um município do pertencimento a uma Associação Empresarial; a importância do Comitê La Fronteira, do CIF, da FACISC, FACIAP e Cacispar, e das parcerias entre os poderes público e privado”.
Raquel destacou que a visita foi de muita interação e muito produtiva para todos.
“Os acreanos saíram daqui muito entusiasmados e maravilhados com a nossa região. Todos os locais que eles visitaram aqui na Região Sul foram de grande valia para que eles possam levar para sua região nossas experiências frutíferas”.
A presidente da Ascoagrin conclui com uma reflexão:
“Nós, empresários aqui da Região Sul, o quão privilegiados somos. Estamos em um território pequeno, mas com grande desenvolvimento e nós vemos o contraste gritante que o Acre possui, om municípios com um território geográfico muito grande, mas com poucos recursos e com pouca evolução. Aqui temos pouca área geográfica, porém muitos recursos e muita evolução e desenvolvimento chegando”, finalizou Raquel Schwab.
Galeria de Fotos