Representatividade

sexta, 14 de janeiro de 2022

ASCOAGRIN ENTREGA AO LÍDER DO GOVERNO NO CONGRESSO, PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA TRIFRONTEIRA REFERENTES A ADUANA

Presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, acompanhada por diretores da Associação, entregou o ofício durante visita do deputado federal Ricardo Barros a Barracão

Edição: Luiz Carlos Gnoatto

 

Um evento de grande importância para os interesses da trifronteira aconteceu nesta quinta-feira, 13 de janeiro, durante a visita a Barracão do deputado federal do Paraná e líder do governo federal no congresso, Ricardo Barros.

Na oportunidade, a presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Raquel Schwab, entregou a Ricardo Barros, um ofício com várias reivindicações da trifronteira, sobre questões estratégicas ligadas à Aduana.

A presidente Raquel esteve acompanhada pelos diretores, Marcos Voltolini, Edacir Dalpiaz, Adilson Basso, Marli Gallert dos Santos, Issa Mizher e Vanda Schmidt Pretto, e pela secretária de Núcleos, Andressa dos Santos. 

Raquel explicou que após entendimentos com os prefeitos de Barracão, Jorge Santin, e de Dionísio Cerqueira, Thyago Goçalves Gnoatto, a Ascoagrin entregou ofício ao deputado Ricardo Barros, pleiteando seu apoio e ajuda, junto às esferas federais, para o atendimento das reivindicações.

“A visita do deputado foi de extrema importância, pois entregamos a ele uma pauta de reivindicações fundamentais, referentes a destinação de mais auditores fiscais da Receita Federal, bem como mais funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para a Aduana de Dionísio Cerqueira”.

Raquel destacou a importância das reivindicações encaminhadas pela Associação, demonstrando claramente o posicionamento da Ascoagrin referente a estas questões fundamentais, que interferem diretamente nos interesses do desenvolvimento econômico da trifronteria e no dinamismo e crescimento do movimento pela Aduana de Dionísio Cerqueira.

“Recebemos a sinalização do deputado Ricardo Barros, de que ele tratará pessoalmente essas demandas. Estamos muito esperançosos e com e com ótimas e positivas expectativas, de que essas reivindicações serão resolvidas”.

Em seu pronunciamento no evento, a presidente da Ascoagrin enfatizou que a luta da trifronteira sempre foi a privatização da Aduana, que já saiu do papel e já uma realidade.

“Após a privatização da Aduana, demos mais um passo, com a concessão para a construção do novo Porto Seco, que também já saiu do papel e é uma realidade. Temos a concessão do benefício fiscal diferenciado para Santa Catarina, beneficiando a trifronteira e toda a região. O que nos falta hoje é que isso tudo funcione com dinamismo, agilidade e resultados, e para isso é necessário um quadro maior de servidores, tanto na Receita Federal, com mais auditores fiscais, quanto no Ministério da Agricultura, com mais servidores”, destacou Raquel.

Em seu pronunciamento, a presidente repassou esse panorama a Ricardo Barros, que se comprometeu em ajudar na resolução dessas pendências.

“Temos, agora, com a visita do deputado Ricardo Barros, essa esperança renovada quanto ao atendimento de nossas reivindicações. Foi um grande momento que tivemos para entregar ao deputado essas demandas, mediante a oportunidade que o poder público de Barracão propiciou, através do prefeito licenciado, Jorge Santin, e o prefeito em exercício, Hercílio de Andrade, e com a articulação do ex-prefeito, Joarez de Lima Henrichs, colaborador voluntário do deputado na região”.

A presidente Raquel Schwab enfatizou que a Ascoagrin teve essa oportunidade, encaminhou as demandas da trifronteira, e as reivindicações estão agora em Brasília para serem solucionadas.

“Temos agora um defensor dos nossos pedidos em Brasília e isso nos enche de esperanças e expectativas, concluiu Raquel.

 

OFÍCIO

Ao Senhor Ricardo Barros, Excelentíssimo Deputado Federal -  Partido Progressista.

Senhor Deputado,

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin tem grata satisfação em cumprimenta-lo e recebê-lo em nossa Fronteira.

Sempre preocupados com o desenvolvimento de nossas cidades, vimos através deste solicitar vosso empenho no auxílio para a contratação de mais servidores efetivos para o Ministério da Agricultura - MAPA, e também para a abertura de concurso público para Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Sabemos que a solicitação e a espera para a contratação de mais servidores é uma demanda de todo o país. No entanto, nossa Fronteira vive uma condição especial. Após muitos anos de luta e esforço de várias autoridades e entidades representativas da Fronteira, finalmente conquistamos o processo de privatização da Aduana de Cargas e concessão da construção do novo Porto, feito que será um divisor de águas na história do desenvolvimento econômico de toda a região, abrangendo grande parte do Sudoeste do Paraná e Extremo Oeste de Santa Catarina.

Na iminência da entrada em vigor do Tratamento Tributário Diferenciado, não podemos mais uma vez perder a oportunidade de começar a transformar a realidade econômica e de crescimento de toda uma região, por falta de 4 ou 5 servidores. Sabemos que a vinda de mais efetivo para este porto auxiliará em todos os processos dos órgãos anuentes.

Sem mais para o momento, e certos em podermos contar com vossa atenção e auxílio, antecipadamente agradecemos e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Raquel Schwab, Presidente

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos