Reunião de Diretoria

terça, 13 de dezembro de 2011

Ascoagrin pontua ações que espera das administrações para fomentar o desenvolvimento

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), realizou reunião de diretoria no dia 8 de dezembro, quando vários assuntos integraram a pauta de debates.
O presidente da Associação, Carlos Vanderley Porfírio, informou que visitou os estabelecimentos comerciais da área centras das cidades gêmeas e uma das principais questões que ouviu dos empresários foi “o que a Ascoagrin pode fazer para o crescimento do setor industrial na tri-fronteira”.
A definição quanto a isso foi que a Ascoagrin fará um documento, pontuando quais políticas pública a entidade espera das administrações municipais para fomentar o desenvolvimento local, e também agilizar a “indústria sem chaminés” que move a economia da tri-fronteira, que é a Aduana.
Uma comissão foi formada para levantar as demandas que integração o parecer da Ascoagrin a ser encaminhado às administrações.
Dentre as questões levantadas, estavam a criação políticas para otimizar o aproveitamento das potencialidades de comércio exterior da tri-fronteira, como processadoras, empacotadoras, distribuidoras e outros, envolvendo produtos que hoje apenas passam pela Aduana, que passariam a agregar valor aqui na tri-fronteira, além da criação de uma espécie de incubadora empresarial, com a Ascoagrin acompanhando os projetos, a triagem e a seleção dos empresários interessados.
A utilização do espaço da Ascoagrin na área empresarial de Dionísio Cerqueira também foi uma possibilidade levantada neste sentido. Existe a possibilidade de, em parceria com a Fiesc e o Senai, o espaço seja utilizado como um grande centro de formação de mão de obra.
A adoção de um cartão de crédito local no comércio dos três municípios também foi tema do encontro. A Ascoagrin tem hoje duas propostas, uma delas, inclusive, para um cartão com bandeira da própria Ascoagrin e que valeria apenas para o comércio de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, tornando-se uma espécie de moeda local, fomentando a atividade comercial nos três municípios.
A opção sobre qual das duas propostas será nos próximos dias, pois Ascoagrin pretende lançar o cartão de crédito em janeiro de 2012.
A campanha Resgate Seu Crédito e Limpe Seu Nome foi avaliada positivamente, pela sua proposta de incentivar os inadimplentes com o comércio local a fazer acordo para quitar os débitos e baixar o nome do registro no SPC.
Outro assuntos ainda integraram a pauta da reunião, como a Campanha Show de Prêmios, agenda de reuniões, certificação digital e decoração natalina.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

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