Rodovias Sudoeste/PR
segunda, 29 de março de 2021
CACISPAR: PRESIDENTE AVALIA QUE REUNIÃO COM TÉCNICOS DO MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA FOI PRODUTIVA
Representante da Coordenadoria participou do encontro técnico, no dia 19 de março; entidade também protocolou reinvindicações junto à ANTT
Fonte: Assessoria de Comunicação da CACISPAR
Foto: Reprodução do portal da CACISPAR
O G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense (a FACIAP, entre elas), promoveu, no dia 19 de março, reunião com técnicos do Ministério da Infraestrutura.
Foi a última reunião técnica relacionada ao Lote 06, que inclui as rodovias do Sudoeste do Estado, entre outras.
Lideranças políticas e empresariais da região participaram do encontro, de forma on-line.
A CACISPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) também se manifestou, por meio do seu presidente, Paulo Sergio Bueno.
“Ao lado de outras entidades representativas do Sudoeste, apresentamos nossas considerações. Como já havíamos alinhado, solicitamos o contorno de Marmeleiro, o trevo de acesso ao município de Realeza e à UFFS [Universidade Federal da Fronteira Sul] e a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas”, relata o presidente da CACISPAR.
A reunião com os técnicos do Ministério da Infraestrutura foi mediada pelo engenheiro João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da FIEP.
“Os técnicos responderam a todas as perguntas e mostraram-se abertos a sugestões. O encontro foi produtivo e acredito que boa parte das reivindicações serão concedidas”, acredita Paulo Bueno.
O presidente da Cacispar observa que os técnicos do Ministério pensam em uma alternativa para a inclusão do trecho entre Pato Branco e Palmas, com a criação do Lote 07, que abrangeria o percurso entre Pato Branco e Lapa, passando por General Carneiro, União da Vitória e São Mateus do Sul.
Seria uma forma de fazer a inclusão, sem encarecer as tarifas.
“Seria algo muito positivo para a nossa região, com praticamente todo o corredor, até Curitiba, sendo contemplado e com as conexões para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pode ser a solução do grande problema do Sudoeste, a conservação das pistas, com reflexos na logística e na segurança”, avalia Paulo.
MODELO
O modelo de concessão das rodovias e o valor das tarifas não foram incluídos na pauta da reunião do dia 19, mas há um movimento paralelo para a redução das tarifas e revisão do formato de concessão, com ações junto ao Governo do Estado e deputados federais.
A CACISPAR, e as demais entidades envolvidas no debate, estão alinhadas e trabalhando de forma conjunta junto às lideranças políticas paranaenses.
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