Segurança

sexta, 15 de fevereiro de 2019

CANIL SETORIAL JÁ APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS MESMO ANTES DE SUA IMPLANTAÇÃO OFICIAL

A implantação do Canil, em Dionísio Cerqueira, tem a parceria da Ascoagrin nos investimentos

 

Fotos: Ascoagrin Divulgação e Marco Engel / Fronteira Online

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, através das equipes de policiais e cães do Canil Setorial da 2ª CIA PM, localizada no município, e da Guarnição Reforçada de Fronteira, realizou a primeira apreensão de drogas do Canil, em abordagem.

Na noite desta quarta-feira, 13 de fevereiro, por volta das 20h30, na rodoviária de Dionísio Cerqueira, as equipes realizaram a abordagem de um ônibus, que vinha de Foz do Iguaçu.

Mediante a ação precisa do cão policial Sophia, foi possível localizar, em meio às bagagens que o coletivo transportava, uma mochila, com aproximadamente 10 quilos de uma substancia análoga à maconha.

O responsável pela mochila foi conduzido a Unidade Prisional Avançada - UPA de São José do Cedro, para os procedimentos cabíveis.

O cão policial Sophia é da raça Labrador e não é treinado somente para localizar entorpecentes, mas também para localizar armas de fogo.

 

Canil Setorial

A implantação do Canil Setorial de Dionísio Cerqueira está em fase de conclusão, mas os resultados positivos, como esta ação, já estão acontecendo.

Os investimentos para a implantação do Canil estão sendo feitos em parceria com a prefeitura de Dionísio Cerqueira e com a Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, através de uma campanha para arrecadação de recursos, junto ao comércio das três cidades e também de Bernardo de Irigoyen.

A construção da estrutura física do Canil, e a compra de equipamentos, estão sendo feitos por intermédio destas doações.

Esta parceria, além de viabilizar a implantação do Canil, permitiu a vinda de 12 novos policiais militares para a 2ª CIA de Dionísio Cerqueira, para reforçar as ações de segurança na fronteira.

A vinda dos 12 novos policiais somente foi possível pela implantação do Canil no município.

O comandante da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, capitão Deiber Haefliger, ressaltou que entre as principais atividades do Canil, se destacam o emprego de cães na detecção de drogas e armas de fogo, busca e captura de foragidos, ações de CDC, policiamento em praças desportivas e patrulhamento com cães.

Deiber ressaltou que o Canil é uma ferramenta fundamental a mais da polícia para ações de prevenção e repressão na área de fronteira.

E para a concretização desse projeto, é decisivo o apoio da Ascoagrin, através do comércio da trifronteira.

“Através dessa união de esforços, estamos implantando o Canil, e as ações de segurança terão um resultado melhor a partir de agora, graças ao treinamento especializado do cão policial, com auxílio dos policiais militares”, afirmou o capitão Deiber.

 

Campanha

A direção da Ascoagrin destaca a importância da campanha e solicita que todo o comércio se engaje e faça sua contribuição, pois com o Canil, e com os novos policiais, as ações de segurança serão fortalecidas e aprimoradas na fronteira, a exemplo do já vem acontecendo mesmo com o Canil ainda não estando concluído.

Mesmo sendo uma entidade que congrega empresários, a Ascoagrin não dispõe de recursos próprios para investimentos, e por isso está realizando esta campanha, para captação de recursos junto ao comércio da trifronteira.

Boa parte dos recursos para a implantação do Canil ainda precisam ser arrecadados, e a Ascoagrin solicita o empenho e colaboração de todos, para a conclusão do investimento, que é fundamental para aprimorar a segurança nesta faixa de fronteira.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos