Segurança Pública
quinta, 21 de outubro de 2021
ASCOAGRIN E PMs DE BARRACÃO E DE DIONÍSIO SE REÚNEM PARA TRATAR DE SEGURANÇA NAS CIDADES GÊMEAS
No encontro, a presidente da Ascoagrin levou aos comandantes das PMs, a preocupação dos comerciantes e população das cidades gêmeas quanto a segurança pública
Na tarde desta terça-feira, 19 de outubro, a presidente da Associação Comercial da Fronteira – Ascoagrin, acompanhada pela secretária executiva da Associação, Andressa Stamm, e pelo assessor de comunicação, Luiz Carlos Gnoatto, se reuniu com os comandantes da Polícias Militares de Barracão, subtenente Everaldo José Rafaelli, e de Dionísio Cerqueira, 1º tenente Juliano Onofre da Silva e o tenente Lucas Ribeiro Figueira.
A presidente da Ascoagrin apresentou a preocupação dos comerciantes associados em relação aos furtos e tentativas de furtos que vem acontecendo nas cidades gêmeas, além de outros assuntos ligados à segurança pública.
NÚMEROS
Os comandantes destacaram que está situação é geral, não apenas de Barracão e Dionísio Cerqueira, e que os números estão dentro de padrões aceitáveis para a região.
Eles ressaltaram que mesmo assim as PMs atuam incansavelmente com a preocupação de diminuir ao máximo as ocorrências, reduzindo-as a zero, se possível.
Segundo os dados apresentados pelos comandos, de 2019 par cá os números de furtos são os seguintes:
BARRACÃO
2019: furtos simples e qualificados: 73
2020: furtos simples e qualificados: 42
2021: furtos simples e qualificados: 45 (janeiro a outubro)
DIONÍSIO CERQUEIRA
2019: furtos: 215
2020: furtos: 136
2021: furtos simples e qualificados: 88 (janeiro a outubro)
Outra questão tratada no encontro foi a articulação para o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF retomar os encontros com todas as forças de segurança de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, envolvendo também o Judiciário e o Ministério Público.
Os comandantes das PMs conclamaram os empresários, os associados à Ascoagrin e a população em geral, para reforçar a parceria com as Polícias.
Eles destacaram ser fundamental, em qualquer caso, mesmo em tentativa de furto, por exemplo, a pessoa fazer o Boletim de Ocorrência – BO e comunicar às Polícias, pois isso facilita a identificação dos suspeitos.
Os grupos de Whats App também são importantes e as pessoas não devem ser omitir de encaminhar vídeos e imagens, pois isso contribui significativamente com o trabalho das polícias.
“O trabalho em parceria é a melhor forma de atuar, pois permite focar as rondas e otimizar os esforços das PMs”, enfatizaram.
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou que a reunião foi produtiva e muito proveitosa, reforçando a parceria com as PMs.
“É fundamental que a Ascoagrin, enquanto entidade representativa da classe empresarial, e entidade formadora de opinião, fomente ações, em conjunto com as Polícias, para buscar inibir essa onda de furtos e assaltos, ou mesmo de tentativa desses casos, levando mais tranquilidade para nossos comerciantes, nossos associados e a população em geral, fortalecendo o senso de segurança”.
Raquel enfatizou que os comandantes se mostraram solícitos ao convite da Ascoagrin para tratar dessas questões.
“Já estamos nos agilizando em uma articulação, para reunirmos, o mais breve possível, todas as forças policiais da trifronteira, Militar, Civil e Federal, o poder público, o Judiciário, o Ministério Público e a Receita Federal, para traçarmos alinhamentos e ações sobre a segurança pública na nossa trifronteira”, concluiu Raquel Schwab.
Galeria de Fotos