Após várias reuniões envolvendo empresários e representantes dos poderes públicos e dos órgãos anuentes ao despacho aduaneiro, o Núcleo dos Empresários do Comércio Exterior da Fronteira (Necef) reuniu, na noite de 7 de agosto, na sede da Ascoagrin, empresários brasileiros e argentinos, ligados ao segmento de comércio internacional.
O objetivo do encontro foi repassar as definições tomadas nas últimas reuniões, sobre alguns procedimentos que seriam adotados na Aduana de Cargas de Dionísio Cerqueira, com o objetivo de agilizar a liberação das cargas.
O coordenador do Necef, Uilson Fransozi, explicou que da pauta de cinco reivindicações, apresentadas pelo Núcleo aos órgãos anuentes, quatro delas foram atendidas, e uma quinta neste momento não foi acatada.
Fransozi ressaltou que a meta do Núcleo é continuar buscando alternativas para melhorar sempre mais o desempenho na Aduana, discutindo e implementando os ajustes necessários, dentro da legislação, para chegar a uma meta mínima de 100 caminhões liberados por dia.
Ele também pediu o comprometimento de todos os empresários para o cumprimento e execução dos procedimentos, ressaltando que é necessário também o entendimento de todos para um período de adaptação a essas mudanças acordadas.
Por fim, explanou as quatro reivindicações que foram atendidas e comunicou que, no dia 27 deste mês haverá uma nova reunião, com todos os envolvidos, para avaliar o andamento das mudanças.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: