Venda

quinta, 22 de setembro de 2016

O NOVO PERFIL DO CLIENTE

Autor: Jaques Grinberg, empresário, coach, escritor e palestrante sobre empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes

 

Dia 15 de setembro foi o Dia do Cliente.

E os clientes estão cada vez mais preparados para comprar o que querem e precisam. Eles pesquisam antes de comprar, comparam opções e soluções, negociam preços e sabem como desejam comprar.

Os produtos e serviços estão diferenciados e os preços cada vez menos nítidos. O que diferencia uma empresa da outra é o atendimento e o relacionamento com os clientes.

Os clientes querem: Atendimento gourmet (atendimento diferenciado); agilidade no atendimento; nova comunicação e ser surpreendidos.

Para os profissionais de sucesso, surpreender os clientes é uma questão de sobrevivência.

O investimento para atrair clientes é alto, cada vez mais caro, devido à competitividade.

Manter clientes satisfeitos e fidelizados é uma tarefa difícil, mas altamente lucrativa.

Independente do seu negócio, número de funcionários e faturamento, pense nisso! Ganhar dinheiro requer foco, persistência e muito trabalho!

Algumas ações devem ser feitas para fazer a diferença, fazendo diferente. O segredo não é o que fazer, mas sim como fazer.

As que ações citamos você já conhece, mas deixo uma pergunta poderosa de coaching para refletir: o que você, e só você, pode fazer de diferente para surpreender os clientes?

1º- Surpreenda os clientes Surpreender os clientes é oferecer um atendimento gourmet, um atendimento diferenciado e acima do esperado pelos clientes. Um atendimento requintado. Os clientes trocam de empresas e marcas, por indiferença no atendimento.

2º- Relacionamento O relacionamento com os clientes é tão importante quanto ter produtos de qualidade. O que adianta ter o melhor produto e falhar no atendimento? Os relacionamentos acontecem por meio da comunicação, e quando existe algum “ruído” na comunicação, o cliente vai embora sem comprar. Cuidado com os ruídos na comunicação e aumente os seus resultados em vendas.

3º- Inbound Channels. Na tradução, significa “canais de entrada”. As empresas investem muito dinheiro para atrair clientes e perdem um percentual consideravelmente grande por falhas no atendimento. O conceito do Inbound Channels é ajudar os clientes a correr atrás da sua empresa.

4º- Você cliente. Isso mesmo! Coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra o que ele precisa, qual o problema que ele tem que o seu produto pode resolver. Ofereça uma solução e não apenas um produto. Venda valor e não preço.

5º- Esteja preparado Os clientes querem profissionais preparados e motivados para atendê-los. Os advogados estudam cada caso, cada processo para atender com qualidade os seus clientes. Os médicos atendem cada cliente de forma personalizada, entendem as suas necessidades e tratam o problema. Os vendedores precisam fazer o mesmo, conhecer os clientes e suas necessidades, e oferecer a melhor solução.

Só os vendedores preparados e motivados conseguem fazer e surpreender os clientes. Qual foi o último livro de vendas que você leu? Qual foi a última palestra que você assistiu? Qual foi a última pesquisa que você fez no Google para potencializar as vendas? Que tal pesquisar na internet, por exemplo, o que é “atendimento gourmet”? Arrisque, treine e treina muito para fazer a diferença.

As empresas querem e precisam de clientes, mas eles também precisam e querem soluções. Ajude-os a confiar em você e tenha clientes procurando-o.

 

Autor: Jaques Grinberg, empresário, coach, escritor e palestrante sobre empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes


Fonte: Jaques Grinberg

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