Voz Única
terça, 01 de outubro de 2024
ASCOAGRIN ENTREGA CARTILHA DO “VOZ ÚNICA” AOS CANDIDATOS A PREFEITO DA TRIFRONTEIRA
Voz Única disponibiliza uma ferramenta acessível e participativa, informando as demandas dos empresários, e da comunidade
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
Foto: A ordem dos pronunciamentos dos candidatos foi definida por sorteio
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, a entrega da Cartilha do Voz Única 2024, aos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Barracão e de Dionísio Cerqueira.
O evento teve a presença dos candidatos de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni e Alcir Sawaris; Lene Mello e Diego Luiz Poletto; Sidnei Bortoncello e Juarez José Gonçalves.
De Barracão, Marco Aurélio Zandoná e Vanderlei Centenaro.
Os candidatos de Barracão, Jorge Santin e Hercílio Vieira de Andrade Neto encaminharam justificativa, pois não puderam comparecer ao evento, em função de compromissos agendados para assinatura de convênios de obras, e por não terem se licenciado dos respectivos cargos.
O secretário de Indústria e Comércio de Barracão representou os candidatos, mas por regra determinada pela FASISC, representantes não poderiam se pronunciar no evento, apenas receber a cartilha.
Já os candidatos de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi e Cesar Bueno; Marquinhos da Agropecuária e Marlise Cabral, não compareceram e justificaram a ausência.
O Voz Única é um programa lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, e já envolveu quatro eleições ao Governo Catarinense. Diante do êxito do Programa, neste ano a FACISC lançou o Voz Única Municipal, para levantar as demandas de cada município.
O propósito do Voz Única é disponibilizar uma ferramenta acessível e participativa, que informe as demandas dos empresários, e da comunidade, de forma sistematizada.
Além disso, busca informar a comunidade sobre o status dos esforços políticos para atender essas necessidades.
A candidata de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, salientou que o momento foi muito importante dentro do processo eleitoral, e agradeceu à Ascoagrin pela preparação e repasse da cartilha aos candidatos.
“A cartilha traz a voz da comunidade e dos empresários. Então, vamos trabalhar firmemente junto com a Ascoagrin, junto com todos os empresários, sempre fortalecendo o comércio local. E é isso que a gente quer, a participação das pessoas, para que a gente possa construir um município cada vez melhor”.
A candidata de Dionísio Cerqueira, Lene Mello, afirmou ser muito importante essa parceria com a Ascoagrin, recebendo a Cartilha do Voz Única, que é um fundamental levantamento de demandas da trifronteira.
“Da mesma forma, o nosso plano de governo também foi desenvolvido a partir das demandas das pessoas. Então, nós queremos ser parceiros da Ascoagrn e da FACISC, porque nós sabemos que com grandes parcerias podemos fazer grandes ações para o desenvolvimento do nosso município”.
O candidato de Dionísio Cerqueira, Sidnei Bortoncello, destacou ser fundamental receber a cartilha com as demandas da comunidade da trifronteira.
“Tudo o que está na cartilha é também o que estamos ouvindo da população durante a nossa caminhada, conversando com as pessoas, com os empresários. Com certeza, um novo momento político vai acontecer a partir de 2025 e vamos colocar em prática uma grande parceria com a Ascoagrin e com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, para juntos fazermos grandes ações acontecerem”.
O candidato de Barracão, Marco Zandoná, destacou a importância do momento, em respeito para com a Ascoagrin e o setor empresarial da trifronteira, que elencaram suas demandas na Cartilha entregue aos candidatos.
“Com certeza, a partir do ano que vem, nós vamos discutir essa questão de segurança pública, por exemplo, do fortalecimento da economia local, e outras questões fundamentais para o desenvolvimento das nossa trifronteira, como a necessidade urgente de criação de um transporte público integrado através dos três municípios, tanto pelas pessoas que trabalham nas empresas, como pelos empresários que precisam dessa mão de obra”.
Representando a FACISC, o diretor do Programa Empreender em Santa Catarinaa, e também diretor da Ascoagrin, Allan Kreutz, salientou a importância do Voz Única, como ferramenta para os candidatos saberem o que a sociedade espera.
“É muito importante para nós, enquanto a FACISC e Ascoagrin, trazer os pleitos dos nossos empresários, pois são demandas que tratam de melhorias para o ambiente empresarial. É fundamental que os nossos próximos governantes, assumem o compromisso com a Ascoagrin e, principalmente, com o empresariado, em desenvolver e valorizar sempre mais o comércio local”.
O Vice-presidente da FACISC para a Regional Noroeste, e também Diretor da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou que o Programa Voz Única foi sucesso em quatro eleições para o governo de Santa Catarina, e agora vem para as eleições municipais.
“É um projeto que traz as demandas do meio empresarial, para nortearem as gestões públicas, e são mais de 190 municípios catarinenses que estão participando do Voz Única. Desta forma, os candidatos assumem um compromisso com os munícipes, e com o setor empresarial, de estar atendendo essas demandas, que nada mais são que soluções que buscamos para termos, cada vez mais, autossustentável economicamente e socialmente aqui na trifronteira”.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, destacou que a Cartilha Voz Única, proposta pela FASISC, tem funcionado no Governo Estadual, e agora vem para os municípios, compilando demandas dos empresários associados e da população.
“Disponibilizamos, durante a Promotri, um QR Code, pelo qual a população, e os nossos associados deixaram seus pleitos. Também fizemos pesquisa interna para compilar a cartilha, que agora entregamos aos candidatos ao prefeito, que tiveram um tempo de cinco minutos, cada candidato, para se pronunciar e assumir om compromisso com essas propostas”.
Galeria de Fotos