Capacitação

quarta, 27 de agosto de 2025

GERAÇÃO EMPREENDEDORA PODE SER ALTERNATIVA PARA O BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR

Programa da FACISC é desenvolvido em parceria com o Sebrae, CEME, CEJESC e as Associações Empresariais locais

Fonte: Reportagem da NSCTV e Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

Dados levantados pela Federação Catarinense das Associações Empresariais – FACISC, sobre a educação no Vale do Itajaí, foram destacados pelo programa Bom dia Santa Catarina, da NSCTV, na manhã desta terça-feira 26 de agosto.

A reportagem cita o Programa Geração Empreendedora da FACISC, cujo diretor estadual do Programa é Allan Kreutz, diretor da Ascoagrin, como uma alternativa para o baixo desempenho escolar, e também traz uma entrevista com o vice-presidente regional da FACISC no Vale, Rinaldo de Araújo.

Os dados, levantados em 17 cidades do Vale do Itajaí, mostram que os resultados são positivos nos anos iniciais e no Ensino Fundamental, com IDEB entre os melhores do Estado, mas o desempenho é preocupante no Ensino Médio, quando os alunos estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho, e essas notas caem consideravelmente.

Como exemplo, a reportagem cita quatro municípios:

Anos Iniciais (IDEB vai de 0 a 10): Balneário Camboriú, IDEB 2003, 5,9; Blumenau, IDEB 2003, 6,3; Brusque, IDEB 2003, 6,4; Itajaí, IDEB 2003, 6,2.

Ensino Médio (IDEB vai de 0 a 10): Balneário Camboriú, IDEB 2003, 4,9; Blumenau, IDEB 2003, 5,2; Brusque, IDEB 2003, 5,1; Itajaí, IDEB 2003, 5,2.

Veja a matéria completa da NSCTV no link:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/videos-bom-dia-santa-catarina/video/educacao-no-vale-do-itajai-baixo-desempenho-no-ensino-medio-preocupa-setor-produtivo-13873387.ghtml

GERAÇÃO EMPREENDEDORA

O Projeto Geração Empreendedora é um programa social realizado pela FACISC, em parceria com o Sebrae, com o apoio dos núcleos integrantes ao Conselho Estadual da Mulher Empresária - CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC e replicado pelas Associações Empresariais locais, através dos Núcleos.

No âmbito da Ascoagrin, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, e o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, estão desenvolvendo mais uma edição do Projeto Geração Empreendera.

A participação é gratuita e o curso envolve alunos do segundo ano do Ensino Médio, dos Colégios Theodureto, de Dionísio Cerqueira, Dr. Mário e Leonor Castellano, de Barracão, e Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul.

O curso é conduzido por “professores” voluntários, que são chamados de Multiplicadores, integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e de Jovens Empreendedores da Fronteira.

Os multiplicadores são Laura Machado, Vanessa Lazzaron Scheeren, Diogo Savoldi e Eduardo Mikolaiczyk, que passaram por capacitação online e presencial, para ministrar o conteúdo da melhor forma possível.

Além de aproximar a geração jovem do mundo empresarial e do associativismo, o programa fornece para os alunos um vasto conhecimento e aprendizado sobre empreendedorismo e mercado de trabalho, oportunizando a criação de uma empresa, desde a concepção da ideia até sua aplicação na prática.

O Programa vem transformado a vida de milhares de jovens em Santa Catarina, incentivando o protagonismo e o empreendedorismo ainda no Ensino Médio. É uma oportunidade única para os alunos desenvolverem visão de futuro, liderança, criatividade e senso de responsabilidade social.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos