Comercio Local
terça, 19 de maio de 2020
CIF, ASCOAGRIN E LA FRONTERA REÚNEM LIDERANÇAS PARA TRATAR SOBRE POSSÍVEL RETOMADA DO COMÉRCIO DE COMPRAS NA TRIFRONTEIRA
Proposta prevê que não haverá circulação de pessoas, apenas de mercadorias
Na manhã de segunda-feira, 18 de maio, lideranças políticas e empresarias da trifronteira se reuniram, na Aduana da Cargas, em Dionísio Cerqueira, para discutir sobre a possibilidade de retomada do comércio de compras, por brasileiros e argentinos, em Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen.
Participaram da reunião, os prefeitos, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, e presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira e Guilhermo Fernandez, de Bernardo de Irigoyen; a presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Raquel Schwab; a presidente do La Frontera, Talita Casagrande; e representantes de setores públicos e privados da trifronteira.
Como decisão do encontro, está sendo montado um protocolo de viabilidade do processo, e também foi criado um grupo, composto por representantes do CIF, do Sebrae, do Grupo La Frontera, da Ascoagrin, da Anvisa, do Senasa (Argentina) e dos profissionais da área da saúde dos três municípios.
Em um segundo momento, serão convidados, para integrar o grupo, representantes da Receita Federal e da AFIP, os órgãos de controle aduaneiro do Brasil e da Argentina.
Além disso, o consultor do Sebrae/PR, Diego Kalinke, auxiliará no desenvolvimento de uma pesquisa, que irá medir os impactos do Covid-19 na fronteira.
Segundo Raquel Schwab, a ideia principal e que as mercadorias possam voltar a ser vendidas e compradas na trifronteira.
“O grupo está montado um protocolo de viabilidade para a retomada do comércio de compras, que será apresentado às autoridades, buscando sua liberação, para que seja praticado”, citou Raquel.
Ela também informou que está sendo orçada compra de túnel de desinfecção, que será custeado pelo CIF, para que as mercadorias possam ser desinfectadas antes de passarem de um país para outro.
“Estamos montando uma proposta muito bem estruturada, pela qual não haverá circulação de pessoas, apenas de mercadorias, que serão compradas de forma online. O protocolo tem especificado os horários de atendimento, a quantidade de vendas que cada empresa terá direito, como funcionarão as vendas, quais serão os horários ara entrega das mercadorias, e todos os demais detalhes”.
A presidente da Ascoagrin ressaltou quer as prefeituras de Barracão e de Dionísio Cerqueira já se prontificaram a disponibilizar funcionários dos setores de saúde, para acompanhar todo o processo de desinfecção das mercadorias.
“Estamos iniciando esse processo e temos confiança que ele evoluirá, de forma positiva, e vamos avançar nessa negociação. Nos próximos dias termos novidades, e para isso
Galeria de Fotos