Movimento na Aduana

segunda, 20 de abril de 2020

ADUANA DE CARGAS NÃO SERÁ FECHADA NESTE MOMENTO

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 20 de abril, decidiu pela manutenção do movimento na Aduana observando um protocolo de contingência

 

Foto: JBC Real Color (arquivo)

 

Na manhã desta segunda-feira, 20 de abril, aconteceu uma reunião, na Área de Controle Integrado - ACI Cargas, a Aduana de Dionísio Cerqueira, para tratar sobre o movimento na Aduana de Cargas cerqueirense, nesse período de adoção de medidas para o combate à proliferação do coronavírus.

O encontro aconteceu após a veiculação, em alguns órgãos de imprensa, de notícia falando da possibilidade de fechamento da Aduana de Cargas, em função do coronavírus.   

Participaram da reunião, os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul, Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira e Guilhermo Fernandez, de Bernardo de Irigoyen; os delegados da Receita Federal de Dionísio Cerqueira e da AFIP de Bernardo de Irigoyen; a presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Raquel Schwab; o coordenador do Núcleo de Empresários de Comércio Exterior da Ascoagrin, Marcos Voltolini; a coordenadora do Núcleo Jurídico da Ascoagrin, Marcela Rittes, representantes do Exército Brasileiro e dos em empresários de comércio exterior da trifronteira.

Segundo a presidente da Ascoagrin, a reunião foi produtiva e a conversa sobre essa questão teve um desfecho positivo.

“Ficou definido que, em princípio, não será interrompido o trânsito de cargas na Aduana. Também ficou definido, entre os dois países, a criação de um protocolo de contingência do coronavírus, que será padrão, e diante disso, não serão medidos esforços para fazer a contingência”, citou Raquel.

Entre os procedimentos contingenciais estão o uso obrigatório de máscaras, aferição de possível casos de febre em motoristas circulando no âmbito da Aduana, entre outros.

Também ficou definido que o Exército Brasileiro agirá durante a contingência, na Aduana de Cargas, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, a circulação de ‘chimarrão comunitário’, entre outras situações.

Ainda na tarde da segunda-feira, os prefeitos do CIF realizariam uma reunião, para definir um protocolo unificado de contingência para o coronavírus, a ser desenvolvido, em conjutno, nos municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul. 

“O objetivo desta iniciativa é ter estratégias para os três municípios trabalharem com as mesmas exigências”, concluiu Raquel Schwab.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos