Visibilidade

segunda, 27 de julho de 2020

REDE MASSA GRAVA MATÉRIA NA TRIFRONTEIRA SOBRE OS IMPACTOS COM O FECHAMENTO DA ADUANA DE TURISTAS

Reportagem ouviu empresários e moradores

 

Uma equipe de reportagem da Rede Massa de televisão, afilhada ao SBT, esteve na trifronteira, na sexta-feira passada, 24 de julho, e gravou uma matéria sobre os impactos na economia local com o fechamento da fronteira e da Aduana de Turismo.

A reportagem ouviu empresários e lideranças empresarias, que falaram sobre o momento que está sendo vivido, e também sobre as expectativas, planejamento e mudanças que se fazem necessárias.

Também ouviu moradores, que tem familiares residindo em Bernardo de Irigoyen e não podem visita-los, devido ao fechamento da fronteira.

A presidente do Grupo La Frontera, Talita Casagrande, destacou a importância da iniciativa e explicou que o La Frontera  mantém o Comitê de Desenvolvimento Territorial, que trabalha em 12 municípios fronteiriços, de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen, seguindo por Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, San Antonio, Pranchita, Perola do Oeste, Planalto, Capanema e Realeza, até Comandante Andresito.

“Temos um histórico bem sucedido de ações locais de integração, partindo do princípio que norteiam o La Frontera, que são o desenvolvimento local, o senso de pertencimento a esse território, o pensar em grupo e o trabalho em grupo, sempre com o foco nas pessoas, pois somente assim teremos resultados positivos”.

Talita citou que esta atuação já propiciou vários resultados na economia, no turismo, na educação.

“Temos o programa Compras na Argentina, o Iguaçu Eco Bike, o roteiro turístico integrado, o roteiro de compras do Paraná Turismo, que integamos, fizemos o inventário turístico e o plano de comunicação de toda essa fronteira, entre outras ações, que significam grandes ganhos para nossa fronteira”.

Ela citou que o La Frontera também está participando no desenvolvimento do projeto do Passeio Costanero da Fronteira, que envolve as cidades de Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio.

“Na área da Educação, estamos trabalhando em 10 municípios, com mais de 6,7 mil alunos envolvidos e mais de 150 professores sendo capacitados. São 58 escolas e 320 turmas abrangidas pelo Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”.

Talita Casagrande ressaltou que a visão e a missão do grupo La Frontera é promover transformações neste território de fronteira, pela integração, pela cultura, pela economia, pelo turismo e pela educação.

“Essa é a nossa visão enquanto grupo e enquanto líderes estratégicos de nossa região”, afirmou,

A presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a importância do evento e da visibilidade que a trifronteira tem.

“A iniciativa foi positiva, pois envolvemos empresários e lideranças empresariais, que traçaram um panorama do momento vivido e o que se espera para frente. A situação que estamos vivendo é difícil, mas conseguimos passar para a mídia que não dependemos unicamente dos argentinos. Nossos empresários estão se reinventando, estão trabalhando e estão inovando”, salientou.

A presidente destacou que mesmo assim a reabertura da Aduana de Turismo é fundamental e necessária.

“A economia na trifronteira gira em função dos dois países trabalhando e vendendo um para o outro. Estamos trabalhando para que as autoridades possam ter um olhar mais atento para o que está acontecendo aqui na fronteira. Estamos otimistas com a expectativa de que a fronteira reabra o quanto antes”, concluiu Raquel Schwab.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos