Aduana
quinta, 17 de maio de 2018
ENTIDADES ENTREGAM OFÍCIO AO MINISTRO DA AGRICULTURA, PEDINDO EMPENHO NAS QUESTÕES DA ADUANA
Representantes da Ascoagrin, do movimento A Aduana é Nossa, da FACISC e do CIF reuniram-se com o ministro interino do MAPA, Eumar Novacki
O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Eumar Novacki, esteve em São Miguel do Oeste, na tarde de segunda-feira passada, dia 14 de maio.
Eumar Novacki se reuniu com lideranças políticas, empresariais e sindicais da região.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, também participou do encontro, além dos deputados federais, Celso Maldaner e Valdir Colatto, e o deputado estadual, Marcos Vieira.
Trifronteira
Uma comitiva da trifronteira participou da reunião com o ministro interino.
Ela foi composta pelos prefeitos, Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, e Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, representando o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF; pelo presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; pelo diretor de Assuntos Internacionais da Associação, Edemilson Bertuzzi; pelo vice-presidente da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina - FACISC para o Programa Empreender, Allan Kreutz; os integrantes do Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira – NECEF, Rogério Benini e Júlio Bandeira; pelo representante do Movimento a Aduana é Nossa, Laudi Granoski; o coordenador do programa de Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira, Flávio Berté; e o vereador, Joelso de Lima.
As lideranças da trifronteira protocolaram um ofício, junto ao ministro interino, Eumar Novacki, pedindo o seu empenho para a solução dos problemas verificados junto ao Serviço de Vigilância Agropecuária de Fronteira – SVAF, órgão do Ministério da Agricultura na Aduana de Dionísio Cerqueira, especialmente reivindicando a vinda de novos servidores para o órgão.
Marcos Voltolini destacou que a vinda de mais servidores é necessária para atender a demanda existente hoje, e também já visando o aumento de movimento pela Aduana, principalmente com a entrada em operação da Rota do Milho.
“Para isso, serão necessários mais servidores na Aduana cerqueirense, não apenas no Ministério da Agricultura, como também nos demais órgãos anuentes, para atender, inclusive em horários diferenciados”, explicou.
Voltolini ressaltou que, inicialmente, a ideia é atender os caminhões da Rota do Milho no horário regular, porém, mais para frente, o atendimento seria no horário das 18 horas às 24 horas.
Após ouvir as reivindicações da comitiva da trifronteira, bem como das lideranças do Extremo Oeste, Eumar Novacki discursou por quase meia hora e afirmou que a preocupação do governo é atender, criteriosamente, todos os anseios elencados.
Ele também garantiu a presença da força tarefa em Dionísio Cerqueira, para auxiliar, de modo provisório, até que se resolva definitivamente o problema de falta de servidores no SVAF da Aduana.
Galeria de Fotos