Aduana
domingo, 01 de abril de 2018
MOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO “A ADUANA É NOSSA” SERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA
Atividades iniciam às 8 horas, no acesso à Aduana, próximo à Balança do Pio
Texto: Luiz Carlos Gnoatto - Foto: JBC/Real Color
Em função da morosidade na liberação de cargas na Aduana de Dionísio Cerqueira, d aqueda no movimento de cargas e dos impactos na geração e emprego, renda e movimento econômico da tri fronteira e região, o movimento “A Aduana é Nossa”, juntamente com a Ascoagrin, realizarão uma mobilização, nos dias 2 e 3 de maio, em defesa da Aduana.
O ato será na BR-163, acesso à Aduana, próximo a balança do Pio, com início à 8 horas.
Para a mobilização do dia 2, as prefeituras de Barracão e de Dionísio Cerqueira, e o Consórcio intermunicipal da Fronteira - CIF, apoiam o movimento, e todo o comércio trifronteiriço, inclusive as agências bancárias e de cooperativas de crédito, estão sendo convidados a fechar as portas e aderir à mobilização.
No dia 2, das 8 horas às 12 horas, concentração no acesso à Aduana, próximo à Balança do Pio; às 13 horas, paralização do comércio da tri fronteira e recepção do Movimento A Aduana É Nossa, também próximo à Balança do Pio; às 14 horas, pronunciamento de lideranças; às 15 horas, caminhada até à Aduana, às 16 horas, carreata pelas cidades gêmeas.
No dia 3 de abril, das 8 horas às 18 horas, mobilização próximo à Balança do Pio
O movimento está levantando questões preponderantes para mobilizar a comunidade trifronteirça a participar.
Nem todos ainda perceberam, mas é bom que todos saibam que a maioria absoluta dos empregos, na tri fronteira, em torno de 70%, de alguma forma estão ligados a Aduana
“Você já parou para pensar o que seria da tri fronteira sem a Aduana de Cargas? A sustentabilidade da nossa Aduana precisa do teu apoio e da tua presença, mesmo daqueles que costumam não se envolver com as questões da tri fronteira. O momento é agora para nos unirmos em defesa de uma Aduana eficiente. Temos uma
Aduana moderna, mas nós precisamos de uma Aduana que seja eficiente”, disseram os coordenadores.
A Aduana de Cargas de Dionísio Cerqueira já registou movimento de mais de 22.400 cargas por ano.
Hoje esse número caiu para menos da metade.
“Você sabe quantos trabalhadores perderam o emprego em borracharias, postos, restaurantes, supermercados, farmácias e lojas, entre outros comércios? Porque esse alto número de caminhões deixou de passar pela Aduana de Dionísio Cerqueira?”, questionam, convocado toda a comunidade a fechar as portas de seus comércios e participar da mobilização.
“Porque tantos motoristas, pais de família ou filhos, estão tendo que passar mais dias fora de casa, em outras aduanas, quando poderiam estar aqui, se passassem pela Aduana daqui?”, ressaltaram.
Os organizadores destacaram que veículos da grande mídia do Paraná e de Santa Catarina, bom como os veículos de comunicação da tri fronteira farão a cobertura do evento e reforçam o convite para que o comércio local feche suas portas e todos se engajem na mobilização
Galeria de Fotos