Associativismo

quarta, 18 de julho de 2018

NÚCLEO DE CONTADORES PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ COM BOMBEIROS DE BELTRÃO

No encontro, o major Heitor, do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, apresentou uma proposta para agilizar as vistorias

 

O Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF, ligado à Associação Empresarial e Comercial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul - Ascoagrin realizou, na manhã desta quarta-feira, 18 de julho, um café da manhã com representantes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão.

O encontro aconteceu para tratar sobre a demora que vem acontecendo quanto a emissão de alvará, pelos Bombeiros do Paraná, para empresas das cidades de Barracão e Bom Jesus do Sul, uma vez que é preciso o agendamento e posterior deslocamento de bombeiros, de Francisco Beltrão até a trifronteira.

Na oportunidade, o major Heitor apresentou uma proposta para agilizar as vistorias.

A partir de 1º de agosto, as vistorias serão realizadas pelo gestor (Bombeiro Militar) do Posto de Bombeiro Comunitário de Santo Antônio do Sudoeste, com prazo máximo estipulado em oito dias do agendamento no sistema.

A partir de 2019, com entrada em vigor da nova legislação de vistorias do Paraná, as renovações de certificados serão feitas de forma automática.

O interessado faz a solicitação, paga a taxa e recebe o certificado.

“Este procedimento pressupõe que as características da vistoria anterior permanecem. Caso na fiscalização posterior, quando o Bombeiro passar no estabelecimento, for identificado algo que não está conforme, será feito um auto e aplicada uma multa. Regularizando a situação em 30 dias, o empresário recebe o certificado de volta e o valor da multa cai para 10% do valor aplicado”.

Não há possibilidade de emissão de certificado de vistoria provisório.

Algumas atividades específicas, e os Microempreendedores Individuais – MEIs, podem obter o certificado sem vistoria, no sistema Prev Fogo.

Toda empresa vai precisar renovar anualmente o certificado de vistoria dos Bombeiros.

Edificações antigas precisarão se adequar à nova legislação.

“Cada caso será analisado e, havendo necessidade de obras e melhorias, o prazo pode ser de até um ano, mediante assinatura de um Termo de Ajuste de Compromisso - TAC e de um cronograma, que será avaliado pelo Bombeiro”.

O Soldado Deivid, responsável pelas vistorias “in loco”, solicitou que todo agendamento seja feito incluindo o nome fantasia das empresas, para facilitar a localização do estabelecimento.

Segundo o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, e o coordenador no NCF, Luiz Henrique Diel, a Associação e o Núcleo se colocaram à disposição dos Bombeiros do Paraná, para parcerias que resultem em melhorias os empresários da trifronteira.

Também foi tratada da possibilidade de realizar uma palestra, em conjunto com o Núcleo de Arquitetos, e outra, com o Núcleo de Contadores.

A realização destas palestras será avaliada pelo major Heitor.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos