Associativismo
quarta, 20 de janeiro de 2021
ASCOAGRIN REÚNE EMPRESÁRIOS NUCLEADOS E CONVIDADOS PARA EXPLANAÇÃO SOBRE OS NÚCLEOS
Encontro teve explanação sobre os núcleos setoriais, objetivos, funcionamento, vantagens, organização e benefícios do associativismo, entre outros fatores
Com o objetivo de ampliar a participação de empresários em seus núcleos setoriais, a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou, na tarde de terça-feira, 19 de janeiro, uma reunião de explanação sobre os núcleos setoriais, objetivos, funcionamento, vantagens, organização e benefícios do associativismo, entre outros fatores.
A reunião, no auditório da Ascoagrin, contou com a presença de empresários nucleados e convidados, e teve também por objetivo, captar novos participantes para os núcleos setoriais que a Ascoagrin mantém.
Atualmente a Associação Empresarial da Fronteira tem seis Núcleos ativos:
Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira; Núcleo de Jovens Empreendedoras da Fronteira; Núcleo de Reparadores Automotivos da Fronteira; Núcleo de Contadores da Fronteira; Núcleo de Jurídico da Fronteira e Núcleo de Farmácias da Fronteira.
Mais informações e participação dos núcleos, entrar em contato com a consultora de núcleos da Ascoagrin, Andressa dos Santos, pelo telefone 49-3644.1103.
Iniciando o encontro, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, deu boas vindas aos presentes e destacou a importância do Programa Empreender e dos núcleos setoriais, que são braços da Ascoagrin.
Raquel salientou que 2021 será um ano desafiador, com muito a ser realizado, e é fundamental tratar os assuntos relevantes para a trifronteira, pensar e planejar metas e ações para este ano, buscar conhecimento para que as empresas cresçam e a trifronteria e região se desenvolvam.
“Desta forma, a Ascoagrin e seus núcleos contribuem decisivamente para o desenvolvimento regional. Participar de um núcleo é fazer seu negócio ser melhor. Juntos, estamos fazendo da trifronteira um lugar cada vez melhor para viver e trabalhar e para as empresas crescerem e gerarem desenvolvimento”, afirmou Raquel Schwab.
O palestrante foi o consultor da Federação das Associações Empresariais do Estado de Santa Catarina – FACISC para o Programa Empreender/Regional Noroeste, Osvaldo Mota.
Ele ressaltou que os núcleos setoriais reúnem empresários de atividades semelhantes, do mesmo setor, com objetivos comuns, eliminando a visão de concorrência e fortalecendo o associativismo e a imagem de colegas de setor.
“Núcleos nada mais são do que grupos de empresários com os mesmos objetivos, que se reúnem periodicamente, orientados por um consultor, para discutirem seus problemas comuns e buscarem soluções conjuntas”, salientou.
O consultor explanou sobre temas como a origem da cultura de cooperação técnica; as dimensões do Programa Empreender, que contribui para a quebra do isolamento das micro e pequenas empresas, promovendo o associativismo e o desenvolvimento das mesmas, através de iniciativas empreendedoras e do aumento da competitividade das empresas.
“O Empreender busca promover o desenvolvimento dos diversos setores da economia; organizar as demandas e as necessidades empresariais; promover e fortalecer o associativismo; melhorar o resultado das micro e pequenas empresas; incentivar a busca de novos mercados e novas tecnologias; sensibilizar os empresários para a prática de comportamentos adequados frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver novas lideranças empresariais”, explicou Mota.
Também falou sobre os elementos essenciais para os núcleos, como o ambiente empresarial, a confiança, a participação e os resultados.
Galeria de Fotos