Avanço
quinta, 08 de fevereiro de 2018
ALFANDEGA DA RECEITA FEDERAL EM DIONÍSIO CERQUEIRA É OFICIALMENTE INSTALADA
Alfandega tem jurisdição sobre 41 municípios, de Capanema/PR a Itapiranga/SC
Um grande passo para o fortalecimento do comércio internacional na tri fronteira foi dado na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro.
Na oportunidade, a Receita Federal do Brasil, através da superintendência da 9ª Região Fiscal, com sede em Curitiba, instalou, oficialmente, a Alfândega de Dionísio Cerqueira, que até então era uma Inspetoria.
A Alfândega cerqueirense passa a ter jurisdição sobre 41 municípios desta faixa de fronteira, distribuídos entre as inspetorias de São Miguel do Oeste, 20 municípios, Santo Antonio do Sudoeste, cinco municípios, Capanema, cinco municípios e na unidade sede da Alfândega, Dionísio Cerqueira, 11 municípios.
PRONUNCIAMENTOS
O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, parabenizou a Receita Federal de Dionísio, Pele elevação de status, passando de Inspetoria a Alfândega, bem como parabenizou Valter Solon Dorigon, que respondia pela chefia da então Inspetoria e foi empossado no cargo de delegado da nova Alfândega, um reconhecimento às sua capacidade e ao seu trabalho realizado por ele e por sua equipe.
“A Ascoagrin tem com a Receita Federal ótima parceria institucional positiva e de colaboração mútua, sempre debatendo os assuntos aduaneiros e ao comércio internacional. Agora, novos rumos devem ser tomados, pois temos aqui agora uma Alfândega, em nível de delegacia, com orçamento e autonomia, e subordinada diretamente à superintendência da Receita Federal. São avanços que vão acontecendo, para o fortalecimento e a melhoria do ambiente de comércio internacional por Dionísio Cerqueira”.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, destacou a importância da presença da Receita Federal e da Aduana na tri fronteira, exercendo impacto direto na no desenvolvimento, na geração de empregos e no movimento econômico de Dionísio Cerqueira, Barracão, Bernardo de Irigoyen, Bom Jesus do Sul e toda a região.
“Nos últimos anos, a nossa Aduana vem perdendo movimento para outras Aduanas. Em nosso entendimento, isso se deve à gestão terceirizada dos outros pontos, o que dá mais agilidade e rapidez na liberação de cargas. Agradecemos pelo empenho da Receita Federal em elevar a nossa unidade para Alfândega, o que já um grande passo e solicitamos que dê atenção especial para o processo de privatização da Aduana de Dionísio Cerqueira”.
O delegado da nova Alfândega, Valter Solon Dorigon agradeceu pela confiança em seu nome para a função de Delegado da nova Alfândega, e destacou a presença da Receita Federal na tri fronteira, atuando na administração da Aduana local, nos trâmites aduaneiros e no combate ao contrabando e descaminho, cumprindo a missão da RF.
“A passagem de Inspetoria para Alfândega, demonstra o prestígio que a unidade de Dionísio Cerqueira tem junto à Receita Federal. Sabemos das limitações e dos desafios que temos pela frente, mas vamos continuar nos empenhando, com a cooperação dos servidores e órgãos parceiros, para cumprirmos a missão da RF e melhorar, sempre mais, os serviços prestados e os atendimentos realizados”.
O superintendente da 9ª Região Fiscal da RF, Luiz Bernardi, destacou o apoio das delegacias de Joaçaba e de Cascavel para esse momento de transição da Alfândega de Dionísio Cerqueira.
“Nossa preocupação é que esta unidade da Receita Federal seja cada vez mais forte e contribua para atrair investimentos para a tri fronteia, gerando desenvolvimento econômico e social. Elevar o status da Inspetoria para Alfândega era um anseio que a Receita Federal tinha há tempos, e agora estamos concretizando, transformando a unidade na grande Alfândega que é agora”, afirmou.
Bernardi disse que a superintendência continua trabalhando para expandir e fortalecer ainda mais a Aduana de Dionísio Cerqueira.
“Uma das alternativas é termos um novo pátio, para as exportações, e as importações continuariam no pátio atual da ACI Cargas. Também estamos avançando no processo para terceirizar a gestão da Aduana, e a privatização já está sendo tratada. Outro ponto que precisamos equacionar é a viabilização, aqui em Dionísio Cerqueira, de um pátio para os veículos apreendidos peal Receita Federal”, concluiu o superintendente Luiz Bernardi.
PRESENÇAS
A solenidade teve a presença do prefeito de Dionísio Cerqueira, anfitrião do ato, Thyago Gnoatto Gonçalves; do superintendente da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Luiz Bernardi; dos prefeitos, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, e Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul; do Delegado da Alfândega de Dionísio Cerqueira, Valter Solon Dorigon; dos delegados da Receita Federal, Otto Maresch, de Joaçaba, e Paulo Cordeiro Bini, de Cascavel; dos agentes chefes da RF de São Miguel do Oeste, Ernani Werlang, da RF de Santo Antonio do Sudoeste, Luiz Antônio Zottis, e da RF de Capanema, Adilson Betoni.
Também participaram os vice-prefeitos, Bianca Maran Bertamoni, de Dionísio Cerqueira, e Erondi Faé, de Barracão; tenente coronel Everton Carvalho, comandante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada de São Miguel do Oeste; Chefe da delegacia de Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, Daniel Reschke; Chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, Giovan Tomazi; comandante do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Jorge Artur Camen Júnior; comandante da Polícia Militar da Fronteira de São Miguel do Oeste, Alexandre dos Santos Cabral; comandante da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, Deiber Haefliger; comandante da Polícia Militar de Barracão, Marco Antônio Dias; comandante do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, Nolan Volkweis; presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; representantes da Anvisa, do Ministério da Agricultura e de outros órgãos; empresários; lideranças políticas e comunitárias; comandantes militares de Bernardo de Irigoyen e representantes dos órgãos aduaneiros da Argentina.
Galeria de Fotos