Capacitação

quarta, 20 de dezembro de 2017

ASCOAGRIN E SEBRAE LOTAM AUDITÓRIO PARA PALESTRA COM GIL GIARDELLI

Palestrante, de renome mundial, é especialista em inovação, cultura digital e economia criativa

 

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, em parceria com o Sebrae/SC, realizou mais uma atividade de capacitação empresarial.

A palestra aconteceu na noite desta terça-feira, 19 de dezembro, no auditório da Ascoagrin, foi ministrada por Gil Giardelli, especialista em inovação, cultura digital e economia criativa, e teve por tema: “Integração e resultados para empresas e pessoas do século 21”.

O auditório da Ascoagrin ficou lotado para o evento.

Durante a palestra, Gil Giardelli apresentou alguns itens de tecnologia de ponta, como o Robô Nao, um robô que tem em torno de 60 mil unidades em uso no mundo, várias delas no Brasil.

“Esses robôs executam várias tarefas, interagem e ‘conversam’ com as pessoas e são utilizados em várias ações, desde trabalhos em bancos; ajudar pacientes em processos paliativos (pacientes com doenças em estado terminal) nos hospitais; indo até processos diferenciados de pesquisa e atividades pedagógicas de ensino e aprendizagem. A prefeitura de Recife, por exemplo, tem 30 robôs desses atuando na alfabetização de crianças”, explicou Gil.

Na apresentação, Nao dançou a música Thriller, de Michael Jackson.

Em síntese, Gil Giardelli falou sobre a ‘quarta revolução industrial’ e a transformação promovida pela inovação radical que está acontecendo no mundo.

“A economia, que antes pedia máquinas, agora está pedindo cérebros, e o maior legado que se pode deixar, para as próximas gerações, é a educação e a cidadania. E mais do que isso, está na hora do Brasil ter um ‘chacoalhão’ de inovação, com espaços de inovação, de uma forma diferenciada, entendendo que inovação e ética andam juntas e que o país precisa de um projeto como nação inovadora, que não existe hoje”, explicou.

Ele enfatizou que hoje a discussão não é mais se haverá mudança, mas sim como ela será e de que forma.

“E sabemos que será para melhor”.

Gil destacou que hoje se fala muito que os robôs vão tirar empregos das pessoas, mas afirmou que esse é apenas um lado da moeda.

“Todos os dados apontam que a criação de empregos será bem maior do que agora temos. Os estudos menos otimistas apontam que para cada emprego que se fecha pela automação, 2,6 outros novos serão abertos. O problema é que não estamos preparando as pessoas para estes novos empregos, e isso não depende mais apenas das escolas, das universidades, mas também das pessoas quererem aprender. A pessoas terão que ter a curiosidade de fazer o que nós chamamos de “educação rápida”, “aprendizado rápido”. Definir um tema e aprender sobre ele. Empregos vão sobrar, e é bem vinda esta era da abundância. Porém, não será mais aquele emprego de carteira assinada, de ter um espaço concreto e definido para trabalhar e nem de tempo cronometrado”, salientou.

Concluindo Gil Giardelli, que é de São Paulo, mas atua em vários lugares do mundo, afirmou que foi um prazer estar na tri fronteira nestes últimos dias de 2017 e poder contribuir, com esse novo pensamento de futuro e evolucionista, dessa nova era que vem pela frente, e que será fantástica,.

 

CURRÍCULO

Gil Giardelli é estudioso e pesquisador de cultura digital, com 16 anos de experiência. É web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação.

Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil, através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais.

É professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do Centro de Inovação e Criatividade CIC, na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR.

Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights, em empresas e instituições como Apple, Nestle, Sebrae, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú e VIVO, e como speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago, Punta Cana, entre outras.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos