Desenvolvimento

quinta, 21 de setembro de 2017

ASCOAGRIN PARTICIPA DE ENCONTRO NO PARAGUAI SOBRE A “ROTA DO MILHO”

Representantes dos governos e de entidades empresariais, empresários e cooperativistas participaram do encontro

 

No final de semana passado, na cidade de Encarnación, no Paraguai, autoridades do Brasil, da Argentina e Paraguai discutiram uma nova alternativa para o transporte de grãos.

O encontro, “Conexão Transfronteiriça”, teve como foco principal discutir as etapas para viabilização da chamada “Rota do Milho”.

Representantes dos governos e de entidades empresariais, empresários e cooperativistas participaram do encontro.

A tri fronteira esteve representada no evento, pelos prefeitos Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, e Marco Aurélio Zandoná, de Barracão; o secretário de Agricultura de Dionísio Cerqueira, Claudiomiro Pavan; pelo presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; vice-presidente, Allan Kreutz; e o diretor, Edacir Dalpiaz.

O coordenador do Sebrae SC na Regional Oeste, Ênio Alberto Parmeggiani, ressaltou que o processo desencadeado tem etapas para seu aperfeiçoamento e fluidez.

“São necessárias obras de infraestrutura, como a implantação de pontes, rodovias e melhoria dos serviços de suporte nas passagens entre os países envolvidos, aspectos que são vinculados a acordos de cooperação, e deliberação no âmbito de cada pais. O principal desafio é a simplificação dos processos relativos à participação dos pequenos negócios na composição deste novo cenário econômico do território”, explicou.

Santa Catarina é o maior importador de milho do País e adquire, por ano, mais de três milhões de toneladas do cereal dos estados do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, existe a possibilidade de reduzir em até cinco vezes o custo com frete do milho, através da “Rota do Milho”.

“O Paraguai tem condições de produzir o grão em abundância e o nosso Estado precisa da matéria-prima para manter a competitividade do sistema produtivo de aves, suínos e gado leiteiro”, citou.

O governador da província de Itapúa, no Paraguai, Federico Vergara, salienta que os três países precisam trabalhar de forma regional para que o desenvolvimento econômico seja mais efetivo.

“Precisamos que a conexão transfronteiriça seja mais flexível e permita o trânsito da produção dos países e que o intercâmbio cultural também seja encurtado”, disse.

 

ROTA DO MILHO

A nova rota inicia no departamento de Itapúa, no Paraguai, na cidade de Mayor Julio Otaño, passando por Misiones, na Argentina, pela cidade de Eldorado, com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Estado de Santa Catarina, no Brasil, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

O objetivo é a liberação de transporte através de balsas, sobre o Rio Paraná, na localidade de Mayor Julio Otaño até Eldorado, com entrada em Santa Catarina via Porto Seco de Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira.

O projeto conta com o apoio das forças políticas do Estado de Santa Catarina, da Província de Misiones e do departamento de Itapúa.

Entre as demais ações transfronteiriças está a colaboração do Bloco dos Prefeitos do Mercosul - BRIPAM com o Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina- NFSC, para a viabilização de acordo com a Argentina e Brasil, para a realização de voos regionais de Chapecó aos países do Mercosul, além da regularização da ponte entre San Pedro e Paraíso.

 

Foto: Mauro Maurício Biondo

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos