Desenvolvimento Integrado

segunda, 23 de setembro de 2019

“LA FRONTERA”: LÍDER APRESENTA PROJETOS QUE TRANSFORMAM A FRONTEIRA DE BRASIL E ARGENTINA EM UM ÚNICO TERRITÓRIO

“La Frontera: o que é bom passa aqui”, foi instituído como slogna de identidade da região desta fronteira

 

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto e Savannah Comunicação Corporativa

O Sebrae/PR e o Fronteiras Cooperativas realizaram, na noite de quinta-feira passada, 19 de novembro, um grande evento, na trifronteira, Barracão/PR, Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR, para a apresentação dos Projetos do Programa Líder.

O programa envolve municípios brasileiros e argentinos, através da integração regional

O Líder é desenvolvido pelo Sebrae/PR e pelo Programa Fronteiras Cooperativas, e envolve os municípios brasileiros de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Pérola do Oeste, Realeza e Capanema; e os argentinos de Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito.

Os projetos, projetos pensados para uma agenda regional de desenvolvimento territorial, foram apresentados à comunidade regional e a representantes dos governos do Paraná, de Santa Catarina e Misiones.

O evento teve a presença dos prefeitos desses municípios, de lideranças políticas, empresários, integrantes do Programa Líder; do gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini; do representante do governo da província de Misiones, Nahuel Oddone, e convidados.

Os projetos apresentados contemplam a região de fronteira composta pelos municípios acima e envolvem os seguintes setores:

Economia, com ações de turismo integrado (Brasil e Argentina), aduanas, lojas francas, governança binacional e projetos estruturantes, com investimentos em infraestrutura.

Cultura e Comunicação, através do plano de comunicação integrado da fronteira.

Educação, através de educação empreendedora, da formação de gestores para a educação e da disseminação da história da fronteira.

Na oportunidade, o Líder lançou o slogan e o logotipo que passam a ser a identidade desta região fronteiriça: “La Frontera: o que é bom passa aqui” (imagem em anexo).

 

Talita Casagrande, presidente do Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas - Fronteiras Cooperativas, explicou que a missão é desenvolver os municípios sempre pensando no desenvolvimento da região.

“A Fronteira é um corredor comercial e cultural muito importante para os estados e província envolvidos. Precisamos olhar o território como oportunidade de integração e de desenvolvimento econômico, por meio do protagonismo local, com educação transfronteiriça, fomentando o crescimento a partir das pessoas em conjunto com o Poder Público”, justificou Talita.

As propostas foram criadas por empreendedores, agentes públicos e da sociedade, no contexto de desenvolvimento territorial e integrado.

“Temos um exemplo de líderes, de pessoas que desejam o crescimento de toda a fronteira e não um munícipio ou país isoladamente. Um conceito verdadeiro de fronteira cooperativa que pode ser modelo de integração para o Mercosul”, analisou o intendente (prefeito) de Bernardo de Irigoyen, Argentina, Guillermo Fernández.

Marco Aurélio Zandoná, prefeito de Barracão, no Paraná, a iniciativa notabiliza a fronteira entre o Paraná, Santa Catarina e Posadas (Argentina) pela união de esforços.

“O trabalho das lideranças foi totalmente voluntário, sem vaidade, nunca se pensou no meu município, mas na nossa região, na nossa fronteira. E os projetos desenvolvidos dentro do Programa Líder traduzem isso. A fronteira é um local de união, um território”, ponderou Zandoná.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, César Colini, os projetos detalhados para as 507 pessoas presentes no evento, demonstram que a metodologia do Programa Líder ajudou a motivar as pessoas envolvidas em todo processo.

Dos voluntários que pesquisaram e construíram os projetos, 60% são empresários e 40%, da esfera pública.

“Foram dois anos de trabalho que geraram projetos de desenvolvimento integrado, despertaram lideranças público e privadas com a visão de um território além das fronteiras e barreiras culturais. A fronteira deu um passo decisivo para escrever um novo capítulo da sua história, com base na integração, inovação e desenvolvimento socioeconômico”, descreveu Colini.

 

Eixos de desenvolvimento

Os projetos apresentados foram desenvolvidos pelos integrantes durante o Programa Líder. O projeto de Economia tem como base o Turismo Integrado entre Brasil e Argentina, com aduanas, lojas francas, governança binacional e projetos estruturantes.

 

O chefe de gabinete da prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste e integrante do grupo que elaborou as iniciativas em Economia, Jeferson Ávila, explicou que o turismo foi escolhido por gerar oportunidades, riqueza e desenvolvimento social e estrutural.

As propostas incluem um polo aduaneiro com aduanas em Dionísio Cerqueira, Capanema e Santo Antonio do Sudoeste, para promover o comércio internacional.

“A intenção é que, até 2022, mais de cem mil turistas passem pelo polo aduaneiro. Também queremos criar um roteiro turístico integrado entre os municípios, consolidando o que já existe, como o turismo religioso, gastronômico e de compras”, detalha. Ávila acrescenta ainda que o projeto visa dar mais opções para aqueles que procuram a Fronteira para fazer compras.

No eixo da Educação, os projetos seguem três objetivos estratégicos. Kellerman Augusto Lemes Godarth, professor do IFPR – Câmpus Capanema, que integra o grupo responsável pelas propostas, conta que o plano mais adiantado é disseminar a história do território.

“Queremos formar docentes para conhecerem a história da Fronteira e passar aos alunos. Só teremos o sentimento de pertencimento ao território assim, e a forma mais rápida de alcançar é com as crianças”, afirmou.

Kellerman cita ainda o empreendedorismo - com a possibilidade do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, a ser aplicado em todos os municípios – e a formação de gestores para a Educação. A meta é chegar a 150 gestores por ano até 2030.

O terceiro projeto envolve Cultura e Comunicação. Raquel Schwab, empresária de Barracão, integrante do grupo, salientou que a elaboração do plano de comunicação integrado da Fronteira é decisiva para o desenvolvimento regional.

 “Apresentamos uma marca criada para o território, slogan e materiais gráficos para identificação dos municípios que integram a Fronteira. Temos dois povos, dois países, duas culturas diferentes e conseguimos trabalhar de forma integrada. Estamos escrevendo a história deste território”, disse Raquel.

 A logomarca leva o nome proposto para o território, La Frontera, com o slogan: “O que é bom passa aqui”.

“Todos os municípios terão a mesma identificação. Já há uma plataforma digital em projeto, para a divulgação. O Sebrae sempre tem sido parceiro, inclusive no trabalho de criação da marca que, esperamos, consolidada por gerações”, concluiu Raquel.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto e Savannah Comunicação Corporativa

Galeria de Fotos