Empreendedorismo na Escola

quinta, 09 de novembro de 2017

FRONTEIRAS COOPERATIVAS REALIZA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO, COM ALUNOS DE DOIS PAÍSES E TRÊS ESTADOS

O evento teve o apoio institucional da Ascoagrin, do Sebrae e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF

 

O Grupo de Educação do Programa Fronteiras Cooperativas – Núcleo de Barracão, com apoio do Sebrae, do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, e da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, realizou, nesta-quarta-feira, 8 de novembro, no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira, a 2ª Mostra Internacional da Educação Empreendedora – JEEP Jovens Educadores Primeiros Passos .

A Mostra envolveu a rede municipal de ensino, de 1º ao 5º ano, dos quatro municípios do CIF, Bom Jesus do Sul, Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen.

Ao longo deste ano, as escolas destes municípios ministraram a disciplina de Empreendedorismo, trabalhando com a metodologia do Sebrae, através do JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O programa trabalhou, ao longo do ano, várias ações focadas empreendedorismo, como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis e não apenas comprar brinquedos; preservação ambiental; resgate de brincadeiras; entre outros.

A Mostra teve por objetivo expor para a comunidade trifronteiriça os trabalhos realizados nas escolas durante o ano.

“Além da exposição dos trabalhos, o momento foi de confraternização entre as escolas, professores e estudantes dos municípios envolvidos, sendo um momento de grande importância, pela troca de experiências, de cultura, de linguagens, de vivências, e de um trabalho realizado ao longo do ano”, afirmou o consultor do Sebrae e responsável pelo evento, Jonas Grejianin Pagno.

Jonas informou que esse trabalho vem sendo realizado a dois anos nas escolas dos quatro municípios, focado no desenvolvimento da educação empreendedora.

“Os alunos, em conjunto com os professores, desenvolvem atividades que estimulam as habilidades e atitudes empreendedoras, por exemplo, como reciclar material de lixo, transformar em brinquedos ecológicos, como resgatar ervas medicinais, aprender a compor os preços dos produtos, dentre outras atitudes empreendedoras, firmando esse hábito nas crianças”.

Ele afirmou que os resultados foram excelentes, pois os alunos explicam sobre os trabalhos com bastante clareza, e isso influencia no desenvolvimento e entendimento das crianças de como serem pessoas responsáveis.

O presidente do Programa Fronteiras Cooperativas, Jorge Segundo Feldmann, afirmou que uma feira estudantil internacional, envolvendo a municipalidade, os alunos e professores de dois países e três estados, é um evento de destaque, que prepara as crianças para o futuro e promove avanços para a comunidade trifronteiriça.

A vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, afirmou que esse momento de integração, civismo e conhecimento será levado para o resto da vida das crianças, e em especial para cultivar o espírito empreendedor.

O intendente de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernandes, parabenizou os organizadores, diretores, professores e alunos, pela grandeza do evento, e por integrar a cultura de dois países, valorizando a educação, que é um dos pilares para o desenvolvimento da tri fronteira.

O secretário de Educação de Dionísio Cerqueira, Evandro Tressoldi Vargas, salientou que o trabalho foi de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, principalmente para ter uma visão empreendedora de suas atitudes e iniciativas.

A secretária de Educação de Barracão, Áurea Spies, ressaltou que todas as escolas municipais de Barracão participaram do evento e expuseram os trabalhos realizados nas escolas, ao longo do ano, destacando que o projeto precisa ter continuidade pela sua importância educadora.

A supervisora das escolas de Bernardo de Irigoyen, Carmen Negrita, enfatizou envolvimento e engajamento das escolas, dos docentes, alunos e familiares para o êxito do evento e afirmou ser importante que o projeto tenha continuidade e que envolva ainda mais escolas e crianças.

O secretário de Educação de Bom Jesus do Sul, Clauderi Farias, destacou a parceria entre o Sebrae, o Programa Fronteiras Cooperativas, através de seu Grupo de Educação, com os setores de educação dos quatro municípios, criando um espaço para os alunos apresentar os trabalhos da disciplina de Empreendedorismo, além de trocar experiência e promover a integração.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos