Greve dos Caminhoneiros

sexta, 25 de maio de 2018

TRIFRONTEIRA PARA EM APOIO AO MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS

Mobilização aconteceu na tarde desta quinta-feira, na BR-280. Comércio fechou as portas das 16 horas às 17 horas

 

Fotos: Luiz Carlos Gnoatto/JF – Foto de Bom Jesus do Sul, crédito para Rodrigo da Silva

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, as administrações dos três municípios, empresários, funcionários, entidades e a sociedade em geral mobilizaram a trifronteira, na tarde desta quinta-feira, 24 de maio, em apoio ao movimento dos caminhoneiros.

Em Barracão e Dionísio Cerqueira, que tem uma Área de Controle Integrado – ACI Cargas, uma Aduana que opera o comércio e o transporte internacional, são mais de mil caminhoneiros, e o transporte é um setor fundamental para o movimento econômico da trifronteira.

A mobilização aconteceu na BR-280, em frente ao Auto Posto Barracão, local onde os motoristas mantinham um ponto de paralização.

Dezenas de comércios da tri fronteira fecharam as portas, das 16 horas às 17 horas, e empresários, funcionários, diretores e funcionários da Ascoangrin, servidores públicos, lideranças políticas e comunitárias se reuniram no ponto de mobilização par um ato formal.

A BR-280 foi fechada durante o ato.

 

Bom Jesus do Sul

Também à tarde, os setores públicos e privados de Bom Jesus do Sul, realizaram uma mobilização na cidade, em apoio ao movimento dos caminhoneiros.

 

O presidente da Ascoagrin Marcos Voltolini, destacou a importância da iniciativa e a mobilização da trifronteira à causa, enfatizando que os sucessivos aumentos dos combustíveis não afetam apenas os caminhoneiros, mas também a cadeia produtiva, o comércio e a sociedade.

“Foi um ato de patriotismo e de preocupação para a busca de soluções, que envolve desde o fim da corrupção até a redução da carga tributária, para que o Brasil possa de fato avançar. Agradecemos a todos os setores que se mobilizaram em apoio ao movimento”, afirmou Voltolini

 

O prefeito de Barracão, e presidente do CIF, Marco Aurélio Zandoná, enfatizou que o poder público tem a obrigação de estar presente nesse momento, somando forças com a Ascoagrin, com o Consórcio e com a sociedade, em apoio ao movimento dos caminhoneiros, na busca de uma solução para o problema.

“É um problema que se arrasta há tempo, já chegou ao limite e a sociedade e o setor produtivo não suportam mais. O problema não é só os aumentos, mas a falta de planejamento dos aumentos, que são muitos e sucessivos. O governo, primeiro tem que parar esses aumentos, e depois repensar a forma de praticá-los quando forem necessários”, salientou Zandoná.

 

O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, destacou o espírito cívico da sociedade da trifronteira, reivindicando seus direitos, em uma questão crucial, que afeta todos os cidadãos e todos os setores.

“Por isso a administração de Dionísio Cerqueira manteve expediente até às 16 horas e então liberou os servidores para participar da mobilização, prestando apoio e solidariedade ao movimento”, ressaltou Thyago.

 

O vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Allan Kreutz, destacou que a Federação já emitiu nota apoiando o movimento em nível de estado, por ser uma causa justa, que afeta todo o setor produtivo.

“A questão da carga tributária e do preço dos combustíveis, não afeta apenas determinados setores, mas impacta em toda a economia, nos setores produtivos e a sociedade como um todo”, afirmou Allan.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos