Inovação
terça, 18 de maio de 2021
ASCOAGRIN, UNETRI, IFPR, CIF E LA FRONTERA SE DESTACAM EM INOVAÇÃO
A jornada para criar o ambiente tem ainda outra iniciativa em estudo: a criação do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Fronteira (CIEF), no campus do IFPR em Barracão. O Paraná vive “boom” de ambientes de inovação, Programa Habitats PR de Inovação ajudou a fomentar iniciativas pelo Estado
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae/PR
Foto: A primeira reunião com representantes de habitats do sul e sudoeste do Paraná aconteceu de forma on-line, no dia 13 de maio (Crédito - Reprodução)
O número de ambientes de inovação no Paraná cresceu cerca de 300% nos últimos três anos, de acordo com levantamento do Sebrae/PR.
A quantidade de espaços de inovação acompanhados pela instituição passou de aproximadamente 25, em 2018, para mais de 100, neste início de 2021.
Entre eles estão incubadoras, aceleradoras, hubs, parques tecnológicos, centros de pesquisa e desenvolvimento, bem como coworkings.
Ambientes de inovação são organismos dentro dos ecossistemas que acolhem e dão suporte aos empreendedores iniciantes, atraem e retêm mão de obra qualificada, aumentam as chances de sucesso de empresas que estão surgindo, contribuem para a geração de emprego e renda e ajudam a dar vazão aos projetos das instituições de ensino.
“Vivemos um movimento que fortalece a inovação como ferramenta de desenvolvimento na capital e no interior do Paraná. Esse avanço significativo ocorre pelo crescente número de instituições e empresas privadas e públicas, que acreditam na inovação como agregador de valor e gerador de oportunidades”, pondera o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.
Um dos pontos que favoreceram esse crescimento foi o Programa Habitats PR de Inovação.
O programa ajuda a organizar os ecossistemas, envolvendo iniciativas que favorecem o intercâmbio de conhecimento e práticas produtivas entre empresas, universidades, instituições, incubadoras e governos.
O trabalho tem foco na geração de negócios e a promoção do desenvolvimento regional, a partir dos ativos de inovação e setor produtivo.
No ano passado, 23 espaços de inovação participaram do programa.
No ciclo 2021, lançado agora, em maio, o número de habitats participantes ultrapassou os 40. Eles passarão por workshops, mentorias e terão apoio para elaborar um plano de ação.
Serão mais de 100 pessoas qualificadas para atuar neste movimento.
Com o programa, o Sebrae/PR identifica e aponta para ambientes de inovação que podem ajudar a fortalecer e a alavancar os ecossistemas potenciais em cada região.
“Identificamos se há a necessidade de uma aceleradora de startups ou de um sistema que apoie empresas maiores, de acordo com o volume, densidade de inovação e outras características locais. A partir disto, ajudamos a instrumentalizar espaços existentes e auxiliamos a criação de novos”, explica Agostini.
O Sebrae/PR oferece ainda outras formas de apoio para os diferentes ambientes de inovação a exemplo do edital de Convênio com Incubadoras do Paraná para implantação do Modelo Cerne de Gestão; apoio à Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova-PR); oficinas e diagnósticos de modelagem de negócios para ambientes de inovação; apoio ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec).
Para conhecer a Comunidade Ambientes de Inovação, com conteúdos focados no desenvolvimento dessa temática, acesse: www.comunidadesebrae.com.br/inovacao
AMBIENTE NA FRONTEIRA
Em Barracão, na fronteira do Paraná com a Argentina, há um movimento que reúne representantes dos setores público e privado para incentivar iniciativas inovadoras na região.
Uma das primeiras ações está na parceria entre o Sebrae/PR, o Campus Avançado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), a governança do Comitê Territorial La Frontera, Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), Unetri Faculdades e outras instituições e entidades para criar um habitat de inovação.
A jornada para criar o ambiente tem ainda outra iniciativa em estudo: a criação do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Fronteira (CIEF), no campus do IFPR em Barracão.
“Estamos trabalhando para disponibilizar ambientes para empresas pré-incubadas e incubadas, para coworking, rodadas de negócios e espaços makers [cultura de aprender fazendo]. A intenção é dar suporte para pessoas da nossa região que têm ideias com potencial para inovação”, explica Joaquim José Honório de Lima, diretor geral do Campus Avançado Barracão do IFPR.
Além de contribuir para colocar em prática as ideias, o CIEF quer prestar serviços e apoiar as empresas já existentes.
“Queremos criar um centro inovador e, também, empreendedor. As empresas da Fronteira que atuam em setores tradicionais da economia e que precisarem de suporte serão atendidas”, completa o diretor Joaquim.
Os ambientes de inovação estão instalados de forma física e digital em várias regiões e ecossistemas do Paraná.
Na região Sul, estão nas cidades de União da Vitória e São Mateus do Sul.
No Sudoeste, há habitats em Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Palmas, Barracão e Realeza.
Galeria de Fotos