Reivindicação
quarta, 01 de novembro de 2017
SEM O CAT, ASCOAGRIN PROPÕE SOLUÇÃO PALIATIVA PARA ATENDIMENTO AOS TURISTAS
Segundo a ADR Dionísio Cerqueira, as obras do CAT devem ser retomadas ainda nesta semana
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin está buscando soluções para a implantação de uma estrutura provisória para a recepção dos turistas que passam por Dionísio Cerqueira, principalmente na temporada de verão.
A iniciativa da Ascoagrin deu-se em função da proximidade da temporada de verão, quando milhares de turistas argentinos, e de outros países do Mercosul, passam por Dionísio Cerqueira rumo ao litoral brasileiro, e também pela não construção do anunciado Centro de Atendimento ao Turista – CAT.
Na temporada de verão passada, em torno de 200 mil turistas passaram pela Aduana de Turistas de Dionísio Cerqueira.
Para tanto, nesta terça-feira, 31 de outubro, o presidente da Associação, Marcos Voltolini; o vice-presidente, Allan Krewtz; o integrante do Conselho Superior, David Ramalho Mendonça; e o assessor de comunicação, Luiz Carlos Gnoatto, estiveram com o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, e com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional - ADR de Dionísio Cerqueira, Norberto Hart, para tratar do assunto e sugerir formas paliativas para o recebimento dos turistas.
Ainda sobre essa questão, o mesmo oficio encaminhado ao prefeito Thyago e ao secretário regional Norberto, será, ainda nesta semana, encaminhado ao chefe da Inspetoria da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Valter Solon Dorigon.
PROPOSTA
A proposta da Ascoagrin é de que a Receita Federal retire os veículos apreendidos, que estão no pátio da Aduana de Turistas, e o espaço seja revitalizado e nele seja instalada uma estrutura provisória para o recebimento e atendimento aos turistas, até que as obras do CAT sejam concluídas.
“O espaço é amplo e comporta uma estrutura provisória de atendimento. Além disso, aquele espaço, com todos os carros lá deixados, deixa um visual não agradável para quem entra no Brasil. É um cartão de visitas feio e desagradável, que deixa uma má impressão para quem chega na tri fronteira. Isso sem contar que os veículos podem se tornar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças”, citou Marcos Voltolini.
Ele afirmou que através de um trabalho conjunto e em parceria, envolvendo a ADR, a prefeitura cerqueirense e a Receita Federal, o pátio, junto à Aduana de Turistas, pode ser revitalizado, pata atender, de forma digna e confortável, os turistas que chegam à tri fronteira, até a construção do CAT.
CAT
A construção do Centro de Atendimento ao Turista – CAT é de reponsabilidade do Governo de Santa Catarina.
Segundo o secretário regional, as obras do CAT serão retomadas ainda nesta semana, e o prazo de conclusão é de oito meses.
Norberto afirmou que os recursos, R$ 559 mil, são oriundos, 50% do Governo Federal e 50% de contrapartida do Estado.
“A parte do Estado está liberada e disponível, mas a parte do Governo Federal ainda não foi repassada ao Estado. A Obra está sendo retomada agora, com os recursos do Estado. Havendo a liberação do Governo Federal, a construção será feita em oito meses, e acreditamos que agora, com a obra ganhando volume, os recursos sejam repassados”, afirmou o secretário regional.
Galeria de Fotos