Rodovias
sexta, 25 de agosto de 2017
ACIDENTES E DEFICIÊNCIAS DE ESTRUTURA LEVAM LIDERANÇAS CRIAR MOVIMENTO PELA MODERNIZAÇÃO DA BR 163
Ascoagrin esteve representada no evento. Um dos trechos mais críticos citados no encontro foi a Serra do BNH
A modernização da BR 163, especialmente no trecho entre Barracão e Santo Antonio do Sudoeste, levou dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, de representantes de instituições e entidades de classe, lideranças e empresários a criar um grupo de trabalho para reivindicar investimentos na rodovia.
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul esteve representada no evento, pelos diretores David Mendonça e Rui Mandelli Júnior.
A necessidade de acostamentos e terceiras faixas ao longo de alguns trechos entre Barracão e a ponte do rio Iguaçu, em Realeza.
O trecho da ponte do rio Iguaçu até Cascavel está sendo duplicado.
Um dos trechos mais críticos citados no encontro foi a Serra do BNH, em Barracão, fez o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Zelírio Peron Ferrari, começar um movimento para sensibilizar as autoridades, em nível nacional.
A reunião de organização do “Movimento pela modernização da BR 163” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, no Centro de Eventos Heitor Rodrigues, em Santo Antonio do Sudoeste.
Zelírio Ferrari justificou que a BR 163 é o principal corredor econômico da região e há anos vem sendo palco de tragédias.
“Muitas vidas já foram perdidas em acidentes: jovens, mães e pais, famílias perdidas, sem contar os feridos, que levam anos para se recuperar, muitas vezes nunca mais voltando a ser a mesma pessoa”, firmou Zelírio.
A BR 163 é extensa, com 3.470 km de extensão, de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará.
“Mas, os trechos nos estados do Paraná e Santa Catarina são os piores, e por isto queremos soluções urgentes”, disse o prefeito santo-antoniense.
Dos prefeitos da região de abrangência do Jornal da Fronteira, falaram Cézar Bueno, de Bom Jesus do Sul; Eloir Lange, de Pranchita; e vice-prefeitos Paulo Deola, de Bom Jesus do Sul; Erondi Faé, de Barracão; entre outros presentes.
“Esta é uma causa de todos nós, de uma região toda. É uma causa de vários estados, pois a BR 163 liga o Brasil do Sul ao Norte. Além de sua importância econômica, esta rodovia é um caso de saúde pública, pois nossos hospitais regionais estão lotados de vítimas de acidentes, ocasionando um custo elevadíssimo para a saúde pública, apresentando superlotação de leitos para atendimentos eletivos, de urgências e emergências. Por isto, precisamos de uma solução urgente”, disse o prefeito Cézar Bueno.
As lideranças presentes foram convidadas a se manifestar e cada uma expôs sua opinião.
Logo após, foi redigido um documento, que será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT.
Também foi formada uma comissão de trabalho, para buscar investimentos dentro das reivindicações apontadas.
Galeria de Fotos