Soluções

terça, 11 de abril de 2017

ASCOAGRIN RECEBE VICE-GOVERNADOR E DEPUTADOS

Questões envolvendo a Aduana integraram a pauta do encontro

 

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul recebeu, na manhã de 7 de Abril, o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

Ele veio à Ascoagrin acompanhado pelos deputados federais Mauro Mariani e Celso Maldaner, os deputados estaduais Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini; o ex- senador e ex-governador de Santa Catarina, Casildo Maldaner, o ex-deputado e ex-governador catarinense, Paulo Afonso Vieira, o presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio; o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, vereadores cerqueirenses, Valdecir Chimaia, Mauro Prado e Joelso de Lima, diretores da Ascoagrin e empresários.

Carlos Porfírio destacou que a Ascoagrin é a “casa do empresário da fronteira”, e destacou a importância da união política para a busca de soluções aos problemas que a tri-fronteira precisa resolver para impulsionar o desenvolvimento local, regional e do próprio Estado.

O presidente enfatizou a necessidade de mudança no texto do decreto que estipula e regulamenta o Tratamento Tributário Diferenciado – TTD em Santa Catarina, passando a determinar que cargas que entram no estado sejam, obrigatoriamente, desembaraçadas no próprio estado.

“Hoje o TTD determina que ‘sejam preferencialmente’ desembaraçadas no estado”, explicou Porfírio.

Ele também enfatizou a preocupação do setor empresarial da tri fronteira, com essa espécie de tentativa de desviar o foco do comércio internacional da tri fronteira para Paraíso.

“Temos a impressão que todos estão pensando que a solução para Santa Catarina está em Paraíso, uma passagem não alfandegada, que não tem nenhuma estrutura, ignorando Dionísio Cerqueira, que já tem toda a estrutura aduaneira em funcionamento e é a única passagem alfandegada, oficial, de Santa Catarina para a Argentina e o Mercosul”, disse.

Porfírio afirmou que é preciso união e esforço para que os investimentos sejam direcionados a melhorais no fluxo e na estrutura da Aduana de Dionísio Cerqueira e não na instalação de uma nova estrutura.

“Não somos contra investimentos em Paraíso, mas precisamos primeiro melhorar a Aduana que já existe e está em operação, para então pensarmos em novos investimentos em outras passagens”, salientou Carlos Vanderley Porfírio.

O prefeito Thyago destacou a importância desta conversa franca entre o setor empresarial e os políticos, e enfatizou que a Aduana é a Grande e principal “indústria da tri fronteira”.

“A Aduana, hoje, não está tendo a agilidade que precisa ter e isso passa pela gestão como um todo e pela falta de pessoal. Nossa principal vocação econômica são os serviços e o comércio internacional e a Aduana é estratégica. Precisamos centrar esforços para melhorar o que for necessário, fortalecer, dinamizar e valorizar a nossa Aduana, que é a única passagem alfandegada do nosso estado com o Mercosul”, afirmou o prefeito.

Os deputados Mauro Mariani, Celso Maldaner, Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini ressaltaram a importância desse diálogo, para levantar sugestões para a busca de soluções, destacando demandas, prioridades, ameaças e desafios da tri fronteira.

“Temos também novos desafios para equalizar o desenvolvimento de Santa Catarina e juntos vamos planejar ações para implementar o desenvolvimento. Vamos aproveitar as relações que temos em Brasília para encaminhar as soluções”.

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, disse que vai levar a questão do TTD aos órgãos competentes do Estado e sobre a Aduana, afirmou que a união de forças é fundamental para buscar as soluções.

“As soluções passam pela política e vamos buscar os encaminhamentos em Brasília”, concluiu Pinho Moreira.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos