Sustentabilidade
quinta, 21 de junho de 2018
CONHEÇA OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS PELOS NOVOS EMPRESÁRIOS
Especialista em turnaround destaca que o planejamento é um dos maiores pecados das gestões
Fonte: *Flávio Ítavo/Clozel Comunicação – Foto: Imagem Ilustrativa (crédito: receitadeempreendedor.com.br)
De acordo com o IBGE, mais da metade dos trabalhadores brasileiros são empregados através de pequenos negócios.
O crescimento do desemprego e atual crise econômica instalada no país forçaram o investimento desses profissionais em novos negócios, algumas vezes muito arriscados por não haver experiência ou afinidade alguma com o setor.
O especialista em turnaround, Flávio Ítavo, destaca abaixo cinco erros mais comuns gerados pelos “novos empresários”.
Decisões erradas, excesso de confiança e ações precipitadas podem arruinar um negócio que está apenas começando.
Confira as dicas abaixo.
Erro 1 - O mais comum dos erros é acreditar que a empresa começará a operar e imediatamente gerará recursos para se manter e manter o investidor.
• Faça um planejamento financeiro básico, onde as vendas crescem de acordo com o possível e não de acordo com o desejado;
• Entenda que todo negócio tem um tempo de maturação antes de passar a gerar resultados para manter a si mesmo e mais algum tempo antes de gerar o suficiente para manter o investidor.
Erro 2 - Como um complemento ao primeiro erro acima, há uma tendência a achar que o “investimento” a ser feito será apenas nas máquinas ou equipamentos e na preparação do ponto.
Muitos empresários se preocupam com os valores, mas se esquecem de itens fundamentais como os primeiros salários, o primeiro aluguel, o primeiro estoque.
Dificilmente a empresa terá recebido o suficiente de suas vendas para pagar essas primeiras dívidas.
• A dica é calcular o quanto será necessário de capital de giro. Esta conta é fácil mas alguns se confundem. Chame um amigo financeiro e peça ajuda. Sem entender o capital de giro, o negócio no Brasil terá muitas dificuldades.
• Tenha reserva para seu sustento pelo dobro do tempo em que você calculou que a empresa levará para te sustentar adequadamente.
Erro 3 – Comece preparado para capacidade plena ou máxima de vendas.
Se abrir um bar, projete que num momento em que tudo estiver indo bem, terá espaço para 30 mesas de 4 cadeiras cada.
• O segredo é começar pequeno e ir crescendo. Não compre as 30 mesas e 120 cadeiras de uma vez. Pense no número mínimo para que o negócio faça sentido, ou seja, 6 mesas com 24 cadeiras. Comece por aí. Quando estiver com fila na porta, vá ampliando aos poucos.
Erro 4 - Não planejar. Parece haver uma “alergia nacional” ao processo de planejamento.
Ninguém gosta de planejar, primeiro porque é mesmo um exercício longo, nem sempre fácil e demanda muito trabalho.
Por outro lado, há estatísticas que são muito motivadoras no sentido de incentivar quem faz algum tipo de planejamento.
• As chances de uma empresa com bom nível de planejamento sobreviver ao primeiro ano, chega a ser dez vezes maior que uma empresa de porte similar sem o procedimento de planejar.
Erro 5 - Boa parte dos brasileiros que abrem novos negócios já foram ou ainda são funcionários de alguma empresa.
A transição entre a postura de um funcionário e um empreendedor não é simples.
As posturas em muitos aspectos podem ser similares, mas na maior parte das vezes é antagônica.
O processo de transição pode ser um fator estressante que terá repercussões em sua maneira de gerir seu negócio.
• Há vários cursos que ajudam ex-funcionários a se tornarem em empreendedores. São pequenos investimentos que oferecem capacitação e ajuda, sempre fundamentais para o negócio. Empreendedor e empresa só têm a evoluir.
*Flávio Ítavo executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte e de diferentes segmentos. Especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados (flavioitavo.com.br).
Sobre Turnaround
O Turnaround ficou conhecido como processo de recuperação ou renovação corporativa.
As estratégias de Turnaround visam avaliar todos os setores de uma companhia, incluindo seus valores e sua missão, propor e executar estratégias agressivas para uma reestruturação profunda e uma mudança de rumo que recoloque a empresa no eixo e permita voltar a crescer.
Embora muitas companhias ainda tenham dificuldade em admitir a necessidade do Turnaround, o processo já ajudou a recuperação e na volta por cima de muitas marcas no Brasil e no mundo.
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