Turismo

quinta, 27 de julho de 2017

ASCOAGRIN CONCLUI REVITALIZAÇÃO DO “MONUMENTO DAS 8 DIVISAS”

Monumento marca a confluência dos oitos pontos de fronteira, um local de referência para os turistas registrarem sua passagem pelas cidades trigêmeas

 

A direção da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, em reunião de diretoria, tomou a decisão de revitalizar a área que cerca o marco que faz a confluência das oito fronteiras, o chamado “marco zero” da tri fronteira, um dos pontos turísticos mais atrativos das cidades trigêmeas e local com peculiaridades geográficas, até onde se sabe, únicas no mundo.

No local se fundem oito fronteiras, que são: dois países: Brasil e Argentina; três estados: Paraná, Santa Catarina e Misiones; três municípios: Barracão/PR, Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/Mns-AR, as cidades trigêmeas.

As três cidades formam uma única cidade, de cerca de 45 mil habitantes, cujas divisas são apenas ruas.

No local das oito divisas, é possível estar em rês lugares ao mesmo tempo. A pessoa coloca um pé em Santa Catarina, o outro pé no Paraná, e abaixando-se, coloca a mão na Argentina.

O Núcleo de Arquitetos da Ascoagrin apresentou dois projetos, e a direção da Associação optou pela construção de um deles.

Como o local de confluência das fronteiras é um ponto onde muitos visitantes, todos os dias, passam para fazer fotos, a Ascoagrin decidiu criar uma estrutura no local, identificando a confluência, com o nome e as cores de cada país, dos estados e dos três municípios.

Segundo o presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, o ponto necessitava de uma melhor estrutura, para ganhar mais visibilidade e preponderância, por ser um local onde os visitantes fazem fotos e levam a imagem da tri fronteira.

“Temos aqui muitas potencialidades e atrativos turísticos, e investimentos como este valorizam e dão mais relevância às nossas potencialidades, tornando os atrativos mais estruturados, atendendo melhor as demandas e expectativas dois turistas e visitantes”, afirmou.

Os recursos investidos no “Monumento das 8 Divisas” foram da própria Ascoagrin.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos