Volta Atrás
sábado, 02 de fevereiro de 2019
RECEITA DESISTE DE COBRAR CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE O FORNECIMENTO DE VALE-ALIMENTAÇÃO
Receita Federal reforma SC Cosit 288/2018 e determina que não há contribuição previdenciária sobre o fornecimento de vale-alimentação em tíquete
Fonte: Siga o Fisco / contabeis.com.br
Foto: Imagem Ilustrativa
O auxílio-alimentação pago mediante tíquetes-alimentação ou cartão-alimentação não integra a base de cálculo das contribuições sociais previdenciárias
É o que determina a Solução de Consulta Cosit 35/2019 (DOU de 25/01), que reformou a Solução de Consulta Cosit nº 288/2018.
Depois da repercussão negativa acerca da Solução de Consulta Cosit nº 288/2018, publicada no último dia 02 de janeiro, que determinava cobrança de contribuição previdenciária sobre o fornecimento de vale-alimentação, a Receita Federal volta atrás.
De acordo a Solução de Consulta Cosit nº 288/2018 (DOU 02/01/2019), o auxílio-alimentação pago mediante tíquetes-alimentação ou cartão-alimentação integra a base de cálculo das contribuições sociais previdenciárias a cargo da empresa e dos segurados empregados.
Com a publicação da Solução de Consulta Cosit 35/2019 a Receita Federal esclareceu que o auxílio-alimentação pago mediante tíquetes-alimentação ou cartão-alimentação não integra a base de cálculo das contribuições sociais previdenciárias a cargo da empresa e dos segurados empregados a partir de 11 de novembro de 2017.
Esta decisão da Receita Federal vai evitar diversos embates judiciais.
Insegurança jurídica
“Não podemos negar que no Brasil a insegurança jurídica tem prejudicado de forma significativa os contribuintes. É preciso mudar este cenário, como podemos aceitar que o fisco configure o fornecimento de vale-alimentação em tíquetes como salário?”, afirma a matéria do portal (contabeis.com.br).
Galeria de Fotos